Giardíase - Tira o Jaleco

Breaking

22/08/2020

Giardíase



A Giardíase é uma doença causada por um protozoário*:
Giardia duodenalis    ou 
Giardia lamblia     ou ainda
Giardia intestinalis
*A mesma espécie pode apresentar diferentes denominações, como citadas acima.

Esse protozoário acomete o intestino delgado, preferencialmente o duodeno e o jejuno. É uma das principais causas de diarreia infecciosa, especialmente em crianças. Ele pode apresentar duas formas evolutivas (morfologias): cisto e trofozoíto.

TROFOZOÍTO
O trofozoíto é a forma móvel e ativa do parasita. Possui de 12 a 15 µm de comprimento por 6 a 8 µm de largura, com um formato de pera e uma simetria bilateral. Apresenta ainda dois corpos parabasais que dão origem aos quatro pares de flagelos (um par anterior, um par ventral, um par posterior e um par caudal). É encontrado no intestino delgado, o trofozoíto é a forma responsável pelas manifestações clínicas da doença.


CISTO
O cisto é a forma infectante e resistente do parasita. Mede de 8 a 12 µm de comprimento por 7 a 10 µm de largura. Apresenta um formato oval e possui, em seu interior, dois ou quatro núcleos e um número variado de fibrilas longitudinais (axonemas de flagelos). A parede cística (revestimento) torna os cistos resistentes a variações de temperatura e umidade, bem como à ação de produtos químicos (como desinfectantes).


TRANSMISSÃO
A principal transmissão dessa doença é através da via fecal/oral, ou seja, pelo contato direto com fezes contendo os cistos ou ingestão de água e/ou alimentos contaminados.

SINTOMAS
Dentre os principais sintomas, destacam-se: diarreia aguda (ou crônica e persistente), fezes malcheirosas, perda de peso (consequência da má absorção de nutrientes), dor abdominal, vômitos, entre outros.

DIAGNÓSTICO
A principal forma de diagnóstico de Giardíase é através do Exame Parasitológico de Fezes. Contudo, outras técnicas mais específicas como ELISA, imunofluorescência indireta e PCR, podem ser utilizadas.

TRATAMENTO
O tratamente consiste, basicamente, no uso de medicamentos antiparasitários, como metronidazol, ornidazol, tinidazol e secnidazol. Mas vale ressaltar que só devem ser utilizados com prescrição médica!!

PREVENÇÃO
Questões de higiene e saneamento básico estão diretamente relacionados à prevenção desta doença. Lavar bem as mãos ao usar o banheiro e antes de preparar as refeições, higienizar bem os alimentos antes de seu consumo, evitar comer alimentos crus e beber sempre água tratada/filtrada são de extrema importância.

CICLO DE VIDA


REFERÊNCIAS:
NEVES, D. P. Parasitologia Humana. 13ª ed. São Paulo. Editora Atheneu.
ROCHA, A. Parasitologia. 1ª ed. São Paulo. Editora Rideel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário