Tricomoníase - Tira o Jaleco

Breaking

24/08/2020

Tricomoníase


A Tricomoníase é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) decorrente do protozoário Trichomonas vaginalis, que acomete o trato urogenital

Em mulheres, é uma das principais causas de vaginite.

CARACTERÍSTICAS
Esses protozoários possuem apenas a forma trofozoíta. Podem ser elipsoides ou esféricos, e medem, aproximadamente, 9,7 µm de comprimento por 7,0 µm de largura. Apresenta um núcleo oval, 5 flagelos, corpo parabasal, filamento parabasal e granulações citoplasmáticas aparentes.


Sua reprodução ocorre através de fissão binária longitudinal. Para se desenvolver, é necessário que o pH local esteja entre 5,0 e 7,5, e a temperatura entre 20 a 40 ºC. É um parasita anaeróbio facultativo.

TRANSMISSÃO
A principal forma de transmissão é através do contato sexual desprotegido. 

SINTOMAS
Geralmente é assintomático em homens, contudo algumas mulheres podem apresentar corrimento vaginal fétido de coloração verde ou amarelo (podendo ser espumoso e abundante), ardor ao urinar, além de irritação e coceira.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é realizado por um médico especialista (ginecologista, urologista, clínico geral) através do exame físico (análise macroscópica) e coleta de secreção - Papanicolau e exame a fresco - (análise microscópica). Métodos imunológicos: aglutinação, imunofluorescência e ELISA.

TRATAMENTO
O tratamento consiste, basicamente, no uso de medicamentos como metronidazol, secnidazol ou tinidazol. IMPORTANTE: A pessoa infectada deve realizar o tratamento junto com o seu parceiro!! Vale ressaltar, ainda, que esses medicamentos só devem ser utilizados com prescrição médica.

PREVENÇÃO
O uso de preservativo durante as relações sexuais e o não compartilhamento de roupas íntimas são de extrema importância para prevenir essa doença.


CICLO EVOLUTIVO
Imagem: CDC (link)





REFERÊNCIAS
CDC - Centers for Disease Control and Prevention (link)
Ministério da Saúde (link)
REY, Luis. Bases da Parasitologia Médica. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2010. 391p.



Nenhum comentário:

Postar um comentário