Sangue oculto nas fezes - Tira o Jaleco

Breaking

15/07/2020

Sangue oculto nas fezes


Este exame tem como objetivo identificar a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, imperceptíveis a olho nu. A presença de sangue nas fezes auxilia no diagnóstico de doenças gastrointestinais, como colite, doença de Crohn, úlceras e até mesmo câncer intestinal, mas também pode ser solicitado para investigar anemias de causas desconhecidas. É, portanto, considerado um exame de triagem.

Existem diferentes métodos para a realização deste exame, como o Método de Guaiaca, Reação de Meyer e Teste Imuno-Rápido, por exemplo.


PREPARAÇÃO PARA O EXAME

A orientação para preparo do paciente e coleta das fezes dependerá do método utilizado pelo laboratório. Para o Método de Guaiaca e Reação de Meyer, por exemplo, o paciente será orientado a realizar uma dieta de restrição alimentar durante 3 ou 4 dias antes da coleta das fezes, evitando ingerir carne vermelha, vegetais verdes, feijão, beterraba, bem como aspirina e medicamentos a base de ferro e vitamina C (o consumo de outros alimentos também deverá ser evitado, por isso é necessário seguir corretamente as orientações solicitadas pelo laboratório).

Vale ressaltar que a coleta das fezes deve ser evitada durante o período menstrual. Sangramentos na gengiva, causado por lesões ao escovar os dentes, por exemplo, pode interferir no resultado desse exame. Por esse motivo, muitos laboratórios recomendam evitar escovar os dentes.

A pesquisa de sangue oculto pelo método do Teste Imuno-Rápido, por exemplo, não necessita de dieta prévia.


COLETA DAS FEZES

A coleta das fezes deve ser feita em um recipiente apropriado conforme recomendação do laboratório. Uma pequena porção da amostra é suficiente para a realização do exame.







Nenhum comentário:

Postar um comentário