BNP e NT-proBNP - Tira o Jaleco

Breaking

30/06/2020

BNP e NT-proBNP


O BNP e NT-proBNP são biomarcadores utilizados para o diagnóstico e avaliação da insuficiência cardíaca. A dosagem plasmática dessas moléculas está sendo cada vez mais solicitada em ambientes hospitalares.

Durante a insuficiência cardíaca, em resposta ao estresse do miocárdio à expansão ventricular e sobrecarga dos ventrículos, as células do músculo cardíaco (os cardiomiócitos) produzem um pró-hormônio chamado proBNP (propeptídeo natriurético tipo B) que é clivado em dois fragmentos que são secretados na corrente sanguínea: BNP e NT-proBNP.

O BNP (peptídeo natriurético tipo B) é um hormônio ativo e o NT-proBNP é um fragmento biologicamente inativo. Apesar de ambos possuírem comportamentos semelhantes, a meia-vida plasmática de cada um é diferente. Enquanto a do BNP gira em torno de 20 minutos, o fragmento NT-proBNP é mais longo, de aproximadamente 120 minutos. Este último, por ficar mais tempo elevado na circulação do que o BNP, é o mais utilizado e garante dosagens mais otimizadas.

Esse exame normalmente é solicitado quando o paciente apresentar sintomas de insuficiência cardíaca (como fadiga e falta de ar) ou para monitorar aquele que está em tratamento para insuficiência cardíaca.



Um comentário: