Sal e Pressão Arterial - Tira o Jaleco

Breaking

15/05/2020

Sal e Pressão Arterial


O sal nada mais é do que Cloreto de Sódio (NaCl). O sódio (Na), mais especificamente, é um elemento químico muito importante para o funcionamento adequado do nosso organismo. Ele é responsável por controlar o equilíbrio de líquidos no nosso corpo (é ele quem controla a quantidade de água dentro e fora das nossas células, para garantir a hidratação na medida certa), o sódio participa também na contração muscular, auxilia na condução do impulso nervoso... 

Mas você sabe por que o seu consumo em excesso contribui para o aumento da pressão arterial?

O sódio possui uma propriedade osmótica, ou seja, ele é capaz de atrair as moléculas de água o que, consequentemente, resulta em desequilíbrio desses líquidos.

A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue nos nossos vasos sanguíneos, proveniente da força que o coração faz para bombear esse sangue pelas nossas artérias.

Quando ingerimos alimentos com sal, o sódio é absorvido e “cai” na nossa circulação sanguínea. Quanto maior for a quantidade de sal ingerida, mais sódio estará presente no nosso sangue. E o excesso de sódio faz o organismo a reter mais água, pois ele entende que precisa diluir esse sal. Quanto mais líquido retido nos vasos sanguíneos, mais “tensos” eles ficam (pois os líquidos exercem pressão sobre os vasos). Além disso, o sódio também faz com que as arteríolas (que são artérias de menor calibre) se contraem, estreitando esses vasos. Isso irá sobrecarregar o coração, pois precisará trabalhar mais para bombear com mais força o sangue, resultando em um aumento da pressão arterial.

Como disse, o sal é muito importante!!! Mas tenha consciência e consuma com moderação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário