PSA - Para que serve esse exame? - Tira o Jaleco

Breaking

03/07/2019

PSA - Para que serve esse exame?



O PSA, também conhecido como antígeno prostático específico, é uma enzima produzida naturalmente pelas células da glândula da próstata (mas existem ainda outras fontes de produção do PSA, como as glândulas periuretrais, tecido mamário e líquido amniótico, por exemplo). E a principal função do PSA é a liquefação do fluido seminal, ou seja, o PSA é responsável por tornar o sêmen líquido. E isso é um processo fisiológico que ocorre minutos após a ejaculação.

O PSA é um exame de sangue solicitado para homens a partir de 40 anos, muito utilizado na pesquisa do câncer de próstata como também no monitoramento durante e após o tratamento desta doença.

Os valores de PSA considerados normais variam de acordo com a faixa etária do paciente, e o aumento dos seus níveis séricos pode ser decorrente de uma prostatite (ou infecção na próstata), de uma hiperplasia prostática benigna e do câncer de próstata propriamente dito. 

Por isso é muito importante também avaliar a presença de outros sintomas, como a diminuição do jato da urina, acompanhado pela dificuldade de urinar, além de uma maior frequência, de uma necessidade maior de urinar durante o dia ou à noite. Esses sintomas podem indicar algum dano prostático. E nesses casos, o médico irá solicitar exames complementar para um diagnóstico mais preciso, como ultrassom e biópsia.

Contudo, vale ressaltar que outras situações podem levar ao aumento temporário do PSA no sangue. E esse aumento temporário pode ser ocasionado pela ejaculação recente, infecção de urina, biópsia da próstata ou algum outro tipo de trauma, e até mesmo o toque retal.

O toque retal, é um exame complementar no diagnóstico do câncer de próstata, que irá avaliar elevações ou áreas anormais presentes na próstata. E como esse exame pode interferir no exame de PSA, o paciente é sempre recomendado a primeiro fazer o exame de sangue (do PSA), para depois realizar o exame de toque.

Então deixe a vergonha, o machismo e o preconceito de lado e faça periodicamente seus exames!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário