Doação de Plaquetas por Aférese - Tira o Jaleco

Breaking

19/06/2018

Doação de Plaquetas por Aférese


A aférese é uma doação diferenciada que consiste na retirada apenas das plaquetas presentes no sangue. Sua vantagem é que a quantidade obtida de plaquetas é quase 10 vezes maior quando comparada à doação normal, além do fato que o doador poderá fazer uma nova doação após 72 horas. 

A doação por aférese geralmente é feita por doadores voluntários já cadastrados que passaram previamente pela mesma triagem de uma doação normal. Nela, o doador será conectado à máquina de aférese através de uma punção venosa. O sangue retirando do paciente será centrifugado e, através de um filtro, as plaquetas serão separadas do plasma. 

O retorno será pela mesma via, devolvendo ao doador o concentrado de hemácias e o plasma, como o soro fisiológico conectado ao kit para manter a homeostasia. Os ciclos realizados são de 10 minutos, e a duração total é em média de 80 minutos. Vale ressaltar que, para a realização desse procedimento, é utilizado um Kit próprio estéril e descartável.

Os pacientes beneficiados por essa doação são aqueles que apresentam uma baixa contagem de plaquetas (trombocitopenia), como em casos de câncer, leucemia, anemia aplástica, púrpura pós transfusional, entre outros.

Condições para ser um doador de plaquetas:
- Possuir bom acesso venoso;
- Apresentar boa contagem de plaquetas;
- Ser doador de sangue;
- Pesar acima de 60kg.

Você Sabia?
Um paciente com câncer necessita de até 8 unidades de plaquetas por semana. Seja um doador!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário