Doação de Sangue - triagem, coleta e fracionamento - Tira o Jaleco

Breaking

26/06/2018

Doação de Sangue - triagem, coleta e fracionamento


Para tornar-se um doador de sangue é necessário, primeiramente, realizar um cadastro apresentando um documento com foto e informando seus dados, além de preencher um questionário. A segunda etapa é o setor de triagem, no qual o doador passará pelo teste de hematócrito, que precisa estar acima de 40, aferição da pressão arterial, altura, peso e temperatura. Só podem doar pessoas entre 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização). Feito isso, o doador passará por uma entrevista confidencial com uma assistente social. 

Para a realização da coleta, o doador terá que higienizar os braços previamente e deitar na cadeira apropriada. Além disso, será passada uma solução antisséptica alcoólica e clorexidina no local da punção. O braço do doador permanecerá com o garrote até o fim da coleta. 





A bolsa de sangue, que ficará em constante movimento no aparelho durante a doação, contém 63 mL de uma solução anticoagulante-preservadora de CPDA 1 (citrato, fosfato, dextrose e adenina) e tem capacidade para 450 mL de sangue. Ao realizar a punção, os primeiros volumes de sangue coletado, aproximadamente 30 mL, vão para uma bolsinha anexa no qual há um sistema a vácuo de coleta para a realização dos exames obrigatórios. As duas demais bolsas satélites (secas) servirão para a separação do plasma e plaquetas na etapa do fracionamento. 

*Ao fim da coleta, o doador receberá um lanche e algumas orientações pós-doação.

Assim que as bolsas são coletadas, elas passam pelo setor de fracionamento, onde serão pesadas (para o balanceamento), massageadas (para desagregar as plaquetas da bolsa) e centrifugadas. Posteriormente à centrifugação, a bolsa será adaptada a um aparelho no qual irá separar os componentes para as bolsas satélites.





Bolsa 1: Concentrado de Hemácias / Bolsa 2: Plasma Rico em Plaquetas


Bolsa 1: Plasma / Bolsa 2: Plaquetas


Após a obtenção dos componentes (concentrado de hemácias, plasma e plaquetas), eles serão separados e armazenados em seus estoques “não liberados”. Conforme forem feitas as análises de imunohematologia e sorologia, essas bolsas serão identificadas quanto ao tipo sanguíneo e subgrupos, e liberadas para doação. Caso alguma apresente alteração ou sorologia positiva, será imediatamente enviada para descarte.

O concentrado de hemácia tem uma duração de 35 dias e é armazenado entre 2 a 6ºC. As plaquetas duram apenas 5 dias e são armazenadas em temperatura ambiente sob agitação. Já o plasma tem uma durabilidade de 1 ano e deve ser armazenado em freezer a -20ºC.

Seja um doador!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário