Como ser produtivo e manter o foco durante a quarentena - Tira o Jaleco

Breaking

29/04/2020

Como ser produtivo e manter o foco durante a quarentena


Estamos em quarentena há algum tempinho já, mas sei que muitos ainda não conseguiram se organizar, manter o foco e continuar sendo produtivo mesmo assim...

No início eu também fiquei bastante perdida, e a angústia não e o desânimo só me ajudaram a procrastinar ainda mais... Mas consegui virar o jogo e focar nos meus objetivos mesmo em tempos de crise.

Hoje então vou compartilhar algumas dicas para você começar a colocar em prática já!!


ORGANIZE-SE!

Primeiramente precisamos nos organizar. Coloque no papel suas atividades diárias e respectivos horários: trabalho, estudo, refeições, exercícios (em casa!), lazer (em casa!), descanso, hora de acordar e ir dormir... Isso é muito importante pois precisamos, mais do que nunca, criar uma rotina!! Se antes você não tinha uma rotina definida, recomendo muito que adquira esse hábito! Ter uma rotina nos ajuda muito a driblar a procrastinação e manter o foco!

Se você continua trabalhando normalmente (em laboratório ou hospital, por exemplo), organize suas atividades dentro de casa com hora marcada! 

Se você está fazendo home office, nada de ir trabalhar de pijama! Acorde, tome café da manhã, tome um banho e se arrume! Sim, se arrumar para trabalhar, mesmo "de casa", é muito importante para você conseguir separar o seu trabalho das demais atividades dentro da sua casa. Assim, seu cérebro irá entender que é "hora de trabalhar" e te ajudará a ser mais produtivo e focado.

Se você é estudante e ainda não trabalha no momento, aproveite muito para aprofundar seus estudos, assistir a vídeos aulas no YouTube de temas que você ainda tem dúvidas, reveja suas matérias dos semestres anteriores, busque também já ir estudando as próximas matérias que ainda irá aprender... Se você está aproveitando essa quarentena como "férias", sinto em dizer que está deixando de abrir portas futuras e perdendo a oportunidade de adquirir conhecimento!! Pense: que tipo de profissional você quer se tornar??



TENHA HORÁRIO PARA DORMIR E ACORDAR!

É muito importante estabelecer horários fixos para dormir e acordar! Nosso corpo precisa de uma boa noite de sono e uma rotina de horários para se manter produtivo! 

Tente acordar, tipo umas 7h, todos os dias!! Inclua uma rotina de exercícios e estudos pela manhã! E tente não passar muito das 22h para ir dormir. Depois de um tempo, seu corpo irá acostumar com esses horários e você irá render muito mais durante o dia!! 


FAÇA EXERCÍCIOS!

Eu sei, muitas vezes ainda bate uma preguiça. Mas coloque uma rotina de exercícios físicos para fazer em casa e, se possível, no período da manhã (pois nosso corpo está descansado e com mais energia). 30 minutos diários já é suficiente! 

Eu tenho um pouco de dificuldade de fazer exercícios sozinha. Mas depois que eu descobri as músicas "TABATA", consegui fazer um treino improvisado em casa. Quem não sabe, o treino TABATA se baseia em 20 segundos de treino e 10 segundos de descanso. Então durante as músicas (músicas normais mesmo, de academia, eletrônicas...), tem uma voz de fundo que vai "cronometrando" esse tempo para você, então não precisamos ficar contando os segundos na cabeça! No Spotify tem uma pasta só de músicas "TABATA"!!

Quem gosta de algo mais tranquilo, eu recomendo Yoga com a Pri Leite! No canal dela no YouTube têm vários vídeos com diversas aulas. E o melhor de tudo: você faz a aula inteira junto com ela! Como se fosse uma professora particular mesmo!


ESTUDE!

Aproveite essa quarentena também para ler e estudar coisas diferentes! Que tal estudar um idioma novo, hein? No momento estou estudando Francês!! "Os franceses tomam banho" e "Francês avec Elisa" são dois canais no YouTube que eu sigo! Faço exercícios diários no Duolingo (tem aplicativo e site!!), ouço podcasts nas idas e vindas do trabalho...

Estudar um idioma também não tem desculpa! Existem muitos materiais grátis na internet que podem te ajudar e muito! Precisa apenas dar esse primeiro passo!! 


HORÁRIO VISUAL

Ainda está difícil de enxergar os seus horários e organizar suas atividades diárias? Que tal fazer um horário visual?

O horário visual nada mais é que uma tabela que você pode fazer tanto no computador quanto à mão mesmo. Na horizontal você irá separar as horas e na vertical os dias da semana. Em cada quadradinho das horas, você irá pintar de uma cor (referente à uma atividade). Assim fica muito mais fácil de visualizar a sua rotina e organizar suas atividades!!



E aí, gostaram das dicas?
O que mais vocês fazem para manter o foco durante essa quarentena?



Nenhum comentário:

Postar um comentário