VHS - Para que serve esse exame? - Tira o Jaleco

Breaking

29/01/2020

VHS - Para que serve esse exame?


A sigla VHS significa velocidade de hemossedimentação, e esse exame basicamente mede a velocidade em que os nossos glóbulos vermelhos (as nossas hemácias) sedimentam no sangue. Vamos imaginar uma garrafa de água com areia. Se a gente chacoalhar, vai estar tudo misturado. Mas se a gente deixar a garrafa parada, a areia vai sedimentar e ficar toda no fundo, certo? É basicamente assim que funciona esse exame


Nosso sangue será coletado ou em um tubinho de tampa roxa (contendo EDTA) ou no tubinho de tampa preta (contendo citrato de sódio). Tanto o EDTA quanto o citrato de sódio são anticoagulantes que não deixarão o sangue coagular, pois nós precisamos do sangue total para realizar esse exame. O sangue então será transferido para uma pipeta graduada específica para VHS (essa pipeta é um tipo de canudinho, que pode ser de plástico ou de vidro, que tem marcações de milímetros semelhantes à uma régua). E, assim como o exemplo da areia, as hemácias (que são os glóbulos vermelhos) irão sedimentar espontaneamente pela ação da gravidade em um período de 1 hora. Após esse período, podemos observar o volume de plasma e de hemácias sedimentadas. O limite que separa o plasma das hemácias deverá ser anotado (que significa o quanto de hemácias foi sedimentado).


Apesar de ser inespecífico, até hoje é muito solicitado pelos médicos para avaliar a inflamação, uma vez que está elevado em inflamações agudas e crônicas, e também é utilizado para monitorar o tratamento e a evolução de doenças inflamatórias, como a artrite reumatóide por exemplo. Mas diversos outros fatores podem alterar o resultado desse exame, como uma simples gripe, uma unha encravada, o ciclo menstrual… Enfim, como disse, é um exame inespecífico!


Em condições normais, a sedimentação do sangue no período de 1 hora é baixo. Para os homens, de 0 a 15 mm é considerado normal e, para as mulheres, de 0 a 20 mm. Durante um processo inflamatório serão encontrados valores maiores, uma vez que as proteínas de fase aguda elevam a velocidade de hemossedimentação.


E aí? Deu para entender para que serve o exame do VHS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário