Hemograma - Para que serve esse exame? - Tira o Jaleco

Breaking

29/01/2020

Hemograma - Para que serve esse exame?


Acredito que o hemograma seja o exame mais comumente solicitado e também o mais conhecido. Mas você sabe exatamente para que serve o hemograma?

A coleta de sangue é feita num tubinho de tampa roxa. Esse tubinho contém uma substância chamada EDTA, que é um anticoagulante. O anticoagulante não deixa o seu sangue coagular (sabe quando a gente fura o dedo ou rala o joelho e forma aquela casquinha? Isso significa que houve coagulação para parar de sangrar). Nós utilizamos o que conhecemos como “sangue total” para realizar as análises de forma adequada.

O nosso sangue é composto por várias substâncias e elementos.
Nele encontramos os glóbulos vermelhos (também conhecidas como hemácias), os glóbulos brancos (também conhecidas como leucócitos) e as plaquetas. Mas também encontramos água, sais minerais e hormônios (mas essa parte nós veremos em outro vídeo). 

O hemograma é constituído pelo eritrograma (que vai avaliar os glóbulos vermelhos), o leucograma (que avalia os glóbulos brancos) e o plaquetograma (que avalia as plaquetas). 

Mas de uma forma geral, através dele é possível diagnosticar processos infecciosos (sabe quando a gente está com gripe? através do hemograma podemos observar o aumento das nossas células de defesa, e nesse exemplo teremos os linfócitos - que é um tipo de leucócito - aumentados). Nos processos alérgicos teremos um aumento de eosinófilos (que também é um tipo de leucócito). Através do hemograma também podemos diagnosticar anemias (quando há diminuição na quantidade de hemácias, hemoglobina e também no hematócrito). Policitemias, doenças hemolíticas, leucemias e doenças inflamatórias crônicas, por exemplo, também podem ser diagnosticadas com o auxílio do hemograma.

E isso é possível através da interpretação de resultados específicos que compõem o hemograma (hemoglobina, hematócrito, VCM, HCM, RDW…). Muita informação, né? Em outros videos vou destrinchar o hemograma e explicar com mais detalhes o que significa cada um dos seus componentes!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário