Projetos de extensão são atividades realizadas em benefícios da comunidade, podendo ser em formato de cursos ou eventos, como também prestação de serviços e/ou outras atividades de forma gratuita. Normalmente são projetos interdisciplinares (envolvendo alunos de outros cursos) com um objetivo em comum.
Um ou mais professores serão responsáveis pela idealização e planejamento de cada projeto, e os alunos os principais encarregados pelo desenvolvimento e execução dos mesmos. Então vamos imaginar que um dos projetos de extensão oferecidos pela sua universidade é aquele voltado, por exemplo, aos pacientes com câncer que estão fazendo quimioterapia em um determinado hospital da sua cidade. O objetivo do grupo será levar alegria, esperança e promover o bem-estar desses pacientes através de atividades lúdicas e recreação. Ou ainda, imagine que outro projeto tenha como objetivo levar o conhecimento e focar na atenção primária a gestantes.
Então, através de palestras e outras atividades, o grupo irá abordar sobre temas relacionados à saúde da mulher e tópicos importantes sobre a gestação (como o parto, amamentação...).
Estes foram apenas dois exemplos para você entender um pouco melhor como funcionam os projetos de extensão. Fique atento ao calendário da sua universidade quanto à abertura de inscrição para a participação desses projetos! Para melhores informações, recomendo que converse com os professores responsáveis por essas atividades.
Texto retirado do e-Book "Guia Prático do estudante de biomedicina para ingressar no mercado de trabalho com autoridade e destacar-se profissionalmente"
Autora: Marcella Nicolini Furtado
Nenhum comentário:
Postar um comentário