Pesquisa Experimental X Revisão de Literatura - Tira o Jaleco

Breaking

25/06/2019

Pesquisa Experimental X Revisão de Literatura


Pesquisa experimental

É aquela realizada, principalmente (mas não exclusivamente) em laboratório. Basicamente, neste tipo de pesquisa, seu objeto de estudo ou grupo experimental (que poderá ser seres humanos, animais, células, bactérias...) deverá ser analisado de acordo com a metodologia aplicada e comparado sempre com um controle (não experimental). A maioria das pesquisas experimentais exige a aprovação de um comitê de ética, caso utilize animais (como ratos e camundongos) ou amostras biológicas de seres humanos (como sangue), por exemplo.

Revisão de Literatura

Também conhecida como revisão sistemática ou revisão bibliográfica, neste tipo de pesquisa você irá reunir o máximo de informações possíveis já publicadas sobre o seu tema de estudo, as quais serão referenciais teóricos relevantes para a escrita do seu projeto. Essa revisão deverá “dialogar” com o tema e os conceitos aplicados no seu trabalho, por isso é muito importante que sua problematização e seu recorte teórico estejam bem definidos.


Texto retirado do e-Book "Guia Prático do estudante de biomedicina para ingressar no mercado de trabalho com autoridade e destacar-se profissionalmente"
Autora: Marcella Nicolini Furtado

Baixe seu e-Book gratuitamente clicando aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário