O que é uma Iniciação Científica? - Tira o Jaleco

Breaking

05/06/2019

O que é uma Iniciação Científica?


Iniciação Científica (IC) nada mais é que o desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica em determinada área do conhecimento realizada por alunos da graduação e orientada por um professor responsável pelo projeto, com o objetivo de promover a pesquisa científica e despertar o interesse destes alunos pela área, incentivando-os a desenvolver um pensamento crítico e reflexivo, bem como novas técnicas e habilidades de um bom pesquisador. E como o próprio nome diz, é uma “iniciação”, ou seja, uma porta de entrada para quem deseja ingressar na carreira acadêmica. Este primeiro contato com o ambiente de pesquisa é fundamental e de extrema importância principalmente para aqueles que seguirão com um mestrado e doutorado.

A IC tem duração de 1 ano e você poderá receber um auxílio financeiro (bolsa de estudo) de agências de fomento, como a a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), para desenvolver a sua pesquisa. Mas tenha em mente que será necessário apresentar relatórios parcial e final para avaliação do andamento/conclusão do seu trabalho. Você precisará também realizar uma apresentação oral e/ou exposição em forma de pôster ao finalizar a IC.

É muito importante ainda ressaltar que, se você quer ser um aluno diferenciado e somar MUITOS pontos no seu currículo (e esse é o seu objetivo, certo!?), ainda existe a possibilidade de divulgar a sua pesquisa em congressos e encontros nacionais/internacionais de biomedicina, além da publicação dos seus resultados em revistas científicas!!


Já imaginou você ser premiado e reconhecido pelo seu trabalho?




Texto retirado do e-Book "Guia Prático do estudante de biomedicina para ingressar no mercado de trabalho com autoridade e destacar-se profissionalmente"
Autora: Marcella Nicolini Furtado

Baixe seu e-Book gratuitamente clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário