Como conseguir uma Iniciação Científica? - Tira o Jaleco

Breaking

11/06/2019

Como conseguir uma Iniciação Científica?


Primeiramente você precisa saber se a sua instituição de ensino superior oferece, além do ensino, a pesquisa e extensão. Existem algumas faculdades que não disponibilizam programas de iniciação científica, apenas as universidades são compostas obrigatoriamente por estes três pilares.

Ao se certificar disso, é hora de conversar com os seus professores e ver se eles estão disponíveis para orientar um projeto de Iniciação Científica (IC). No Currículo Lattes de cada um deles você consegue encontrar sobre as linhas de pesquisa que atuam e ver qual você mais se identifica. 

Outra dica também é conversar com alunos do seu curso que já fizeram ou estão fazendo IC. Peça para acompanhar a rotina de pesquisa e os experimentos realizados por eles durante certo período de tempo, assim você ficará um pouco mais familiarizado com o ambiente e poderá esclarecer eventuais dúvidas, como qual tema escolher, além de conquistar a confiança de seu futuro orientador. 

Aqui, quem toma iniciativa é você! Demonstre interesse e seja comprometido com seus objetivos! 

Grupos de estudos são excelentes oportunidades de, não somente garantir uma IC, mas também para aprofundar seus conhecimentos sobre uma determinada área de pesquisa, trabalhando principalmente na leitura e discussão de artigos científicos, diferentemente daquilo que aprendemos em sala de aula. Por ser um conteúdo mais denso e aprofundado, exige do aluno um maior comprometimento e postura acadêmica, responsabilidade e senso crítico.

Além disso, é muito importante ressaltar sobre a habilidade e rotina de leitura. Durante a participação em grupos de estudos e desenvolvimento da sua IC, você terá o primeiro contato com artigos científicos, que nada mais são que publicações acadêmicas autorais que irão discorrer sobre um determinado tema, metodologias utilizadas, resultados encontrados e conclusões, discutindo ainda com outros artigos da literatura também já publicados. 

Estes artigos são publicados em revistas científicas específicas de acordo com a área de pesquisa estudada. Muitos são encontrados com livre acesso na internet, mas também muitos podem ter acesso restrito e pago. Neste último caso, algumas universidades assinam determinadas revistas científicas, possibilitando ao aluno acesso aos conteúdos normalmente restritos (sugiro que você entre em contato com a biblioteca da sua universidade para maiores informações). E uma ferramenta muito utilizada para a pesquisa desses artigos é o PubMed®.




Texto retirado do e-Book "Guia Prático do estudante de biomedicina para ingressar no mercado de trabalho com autoridade e destacar-se profissionalmente"
Autora: Marcella Nicolini Furtado

Baixe seu e-Book gratuitamente clicando aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário