Caso Clínico: Salmonella - Tira o Jaleco

Breaking

21/04/2019

Caso Clínico: Salmonella


Paciente do sexo masculino, 30 anos, apresentou um quadro clínico de febre alta, vômito e diarreia intensa. Um dos exames solicitados pelo médico foi a coprocultura, pois suspeitava-se de intoxicação alimentar.

No setor da microbiologia, a coprocultura foi semeada em ágar SS e ágar MacConkey por esgotamento. No dia seguinte, foi observado crescimento de colônias de bactérias nos dois meios de cultura. Contudo, no ágar SS, algumas colônias apresentaram aspecto enegrecido, indicando uma suspeita de Salmonella.

Ágar MacConkey

Ágar SS


A colônia enegrecida foi então pescada para o caldo BHI e, posteriormente, foi realizada série bioquímica utilizando o sistema EPM-MILI-Citrato. No dia seguinte, a leitura da série foi interpretada, conforme demonstrado na imagem abaixo:



Lactose = 0
Gás = 2
H2S = 1
Total: 3

Urease = 0
Triptofano = 0
Motilidade = 1
Total: 1

Indol = 0
Lisina = 0
Citrato = 0
Total: 0

Resultado: 310 (Salmonella Paratyphi A)


O resultado obtido foi presença de Salmonella Paratyphi A. Como se trata de uma bactéria patogênica, foi realizado também o antibiograma, com a finalidade de identificar quais antibióticos são sensíveis e quais são resistentes à bactéria em questão, para auxiliar o médico na escolha do melhor tratamento.



Um comentário:

  1. Aula bem didática, objetiva e com linguagem de fácil compreensão. Material excelente para quem está começando no mundo da microbiologia clínica. Parabéns pela iniciativa dos autores do site. Que venham mais casos clínicos como esse.

    ResponderExcluir