Caiu no concurso! Vitamina B12 e Ácido Fólico - Tira o Jaleco

Breaking

19/04/2019

Caiu no concurso! Vitamina B12 e Ácido Fólico





Prova: FCC - 2018 - TRT - 6ª Região (PE) - Analista Judiciário - Medicina (Clínica Médica)

Órgão: TRT - 6ª Região (PE) 

Banca: FCC 

Ano: 2018 


Comparando-se portadores de anemia associada à deficiência de vitamina B12 ou folato, das etiologias abaixo, a mais provável em ocasionar níveis reduzidos de ácido fólico é:

A) Diphyllobothrium latum
B) gastrectomia. 
C) ressecção ileal. 
D) supercrescimento bacteriano em delgado. 
E) hemólise crônica. 


RESPOSTA: 
E


Tenho certeza que muitos de vocês responderam B (gastrectomia) de primeira. É muito importante ler com atenção a pergunta e saber interpretar o texto

A deficiência de vitamina B12 pode ser ocasionada tanto pela alternativa A, quanto pela B, C e D!

A) Diphyllobothrium latum 
Este parasita é conhecido como a "tênia do peixe", e é responsável por causar difilobotríase, ou doença do peixe cru. Esta doença é uma verminose que pode ser transmitida através da ingestão de peixes crus ou mal cozidos. O parasita adulto é capaz de absorver com alta intensidade a vitamina B12 no intestino de seu hospedeiro. 

B) gastrectomia 
Pacientes submetidos à gastrectomia total ou parcial possuem uma carência de vitamina B12, por isso precisam fazer suplementação por via parenteral. 

C) ressecção ileal 
A vitamina B12, após se ligar ao fator intrínseco no estômago, é absorvida pelo íleo terminal. A ressecção ileal compromete a absorção desta vitamina, levando à redução de seus níveis no organismo. 

D) supercrescimento bacteriano em delgado
A síndrome do supercrescimento bacteriano (também conhecida como síndrome da alça cega) no intestino delgado resulta de alterações na motilidade gastroitestinal ou ainda pela falta de secreção de ácidos gástricos, permitindo o crescimento excessivo de certas bactérias e causando, consequentemente, diarreia e má absorção de nutrientes. As bactérias em excesso no intestino consomem em demasia a vitamina B12, diminuindo os seus níveis séricos. 


RESPOSTA CORRETA: 
A mais provável causa de níveis reduzidos de ÁCIDO FÓLICO (folato) é: 

E) hemólise crônica 
No caso da anemia hemolítica crônica, a medula óssea aumenta a produção de hemácias para tentar suprir essa acentuada destruição. Por isso, pacientes que apresentam essa intensa proliferação celular (aumento da eritropoiese em até 10 vezes mais que o normal) tendem à redução dos níveis séricos de ácido fólico. A suplementação desse folato é de extrema importância para manutenção da eritropoiese e, consequentemente, diminuição da necessidade de transfusões sanguíneas. 




Referência bibliográfica: 
Autor: Marco Antonio Zago.













Nenhum comentário:

Postar um comentário