TSH - Para que serve esse exame? - Tira o Jaleco

Breaking

03/03/2019

TSH - Para que serve esse exame?


Você sabe para que serve o exame de TSH? Mas antes, você o que significa a sigla TSH? 

TSH significa hormônio tireoestimulante (ou hormônio estimulante da tireoide).


Os hormônios no nosso corpo são produzidos por glândulas endócrinas. E a glândula responsável por produzir o TSH é a hipófise (também conhecida como glândula pituitária). Mas onde fica a hipófise no nosso corpo, você sabe? Lá no nosso cérebro, na base do nosso cérebro. Ela é dividida em duas partes (o que conhecemos por hipófise anterior, ou adeno-hipófise, e hipófise posterior, ou neuro-hipófise), e é responsável por secretar hormônios que controlam as funções, o funcionamento de outras glândulas endócrinas. Então, quando o TSH é produzido por essa glândula, mais especificamente pela adeno-hipófise (hipófise anterior), ele vai atuar lá na tireoide.


A tireoide é outra glândula endócrina. E como toda glândula endócrina, a tireoide também produzem hormônios. Já ouviu falar no T3 e T4?

A função do TSH nada mais é que controlar a produção de T3 e T4 pela tireoide. Então quando os níveis desses hormônios estiverem baixos, a hipófise aumenta a produção do TSH para estimular a produção de T3 e T4 pela tireoide até atingir a normalidade. Caso contrário, se esses hormônios estiverem altos, a hipófise diminui a produção de TSH para diminuir a produção de T3 e T4 pela tireoide até, novamente, atingir a normalidade.

Os valores de referência podem variar um pouco de laboratório para laboratório, mas normalmente, valores normais de TSH (em adultos) encontram-se entre 0,3 a 5,6 μUI/mL (UI = unidades internacionais).

Se os valores de TSH estiverem altos, acompanhado com baixos valores de T4 e T3, pode ser indicativo de hipotireoidismo. Caso contrário, se os valores de TSH forem baixos, acompanhado com aumento e T4 e T3, é sugestivo de um quadro de hipertireoidismo.

Se o único exame solicitado pelo seu médico for o TSH, recomenda-se um jejum de 4 horas. Caso tenha outros exames (como colesterol, glicemia, triglicérides) no seu pedido médico, além do TSH, será preciso seguir certinho o jejum de 8 a 12 horas, ok?


Mas lembre-se: apenas seu médico poderá concluir o diagnóstico e solicitar o tratamento!! Então não deixe de fazer um checkup pelo menos 1 vez ao ano, combinado?



Nenhum comentário:

Postar um comentário