Glicemia em Jejum - Para que serve esse exame? - Tira o Jaleco

Breaking

03/03/2019

Glicemia em Jejum - Para que serve esse exame?


Você sabe para que serve o exame de Glicemia em Jejum?

O exame de glicemia avalia os níveis de açúcares no sangue (pois a glicose é um tipo de açúcar). E a glicose é como se fosse um pedacinho que compõe os carboidratos (então vários pedacinhos de glicose juntos formam uma molécula de carboidrato). Sabe aquele pãozinho que você tanto adora, aquela macarronada de domingo, aquele chocolate que não dispensa depois do almoço? Então, esses alimentos são ricos em carboidratos.

A glicose é muito importante para o nosso organismo sim, pois ela é combustível das nossas células, ou seja, fornece energia para as nossas células trabalharem, para o nosso corpo realizar suas funções. Mas em excesso é muito prejudicial à saúde!

Quando a gente come qualquer alimento que contenha carboidrato, esse carboidrato será quebrado em vários pedacinhos de glicose. E a glicemia, ou seja, os níveis de glicose no sangue é controlado lá no pâncreas por células específicas: as células-alfa e as células-beta pancreáticas. Então quando nos alimentamos, os níveis de glicose sobem. Nesse caso, quando os níveis de glicose estão altos, as células-beta irão produzir insulina para diminuir os níveis desse açúcar no sangue voltando para a normalidade. A insulina é um hormônio produzido pelo nosso corpo.

Mas agora talvez você esteja se perguntando: eu tenho diabetes e preciso utilizar injeções de insulina diariamente. Por que então eu preciso injetar insulina sendo que meu corpo produz? Lembra quando eu falei das duas células específicas do nosso pâncreas? Então, pacientes com diabetes (normalmente o diabetes tipo 1), possuem um defeito nessas células específicas (nas células-beta pancreáticas). Então essas células perdem a capacidade de produzir a insulina para diminuir os níveis de glicose do nosso sangue, por isso é necessário utilizar insulina de origem exógena, que é a insulina sintética aplicada.

Mas voltando... Vamos continuar pensando em quadros normais...

Quando a gente come, os níveis de açúcares no nosso sangue sobem... O nosso corpo produz um hormônio chamado insulina para diminuir os níveis de açúcar e o nosso corpo voltar à normalidade. 

Mas e em casos de hipoglicemia, ou seja, e quando a minha glicose está baixa?? Nesse caso, aquelas células específicas do pâncreas (mas agora as células-alfa pancreáticas) irão produzir um hormônio chamado Glucagon e será responsável por aumentar os níveis de glicose no sangue até atingir também a normalidade.

Então basicamente esse exame irá avaliar os níveis de glicose no seu sangue, e é necessário estar em jejum de 8 a 12 horas. Os valores de referência podem variar um pouco de laboratório para laboratório. Mas normalmente, valores normais de glicemia em jejum devem estar abaixo de 99 mg/dL. Caso estiver um pouquinho alterada, entre 100 até 125 mg/dL, pode indicar um quadro de pré-diabetes. Nesse caso, normalmente o médico solicita um exame chamado Curva Glicêmica, que irá avaliar a sua tolerância à glicose antes de concluir o diagnóstico. E se seu nível estiver bastante alterado, acima de 126 mg/dL, é indicativo de diabetes. Caso contrário, se os níveis de glicose estiverem abaixo dos valores de referências, será indicativo de um quadro de hipoglicemia.

É por isso que não podemos mentir na hora da coleta de sangue! Um cafezinho, um suco, um copo de leite, até mesmo uma bala podem alterar o seu exame pelo aumento dos níveis de glicose. Imagina você ser diagnosticado com diabetes sendo que você não tem de verdade?? Por isso é muito importante fazer o JEJUM certinho de 8 a 12 horas. Se estiver com muita cede, um golinho de água está liberado!!

Mas lembre-se: APENAS O MÉDICO PODE DAR O DIAGNÓSTICO E SOLICITAR O TRATAMENTO!! NÃO DEIXE DE IR AO MÉDICO!! NÃO DEIXE DE REALIZAR SEUS EXAMES DE ROTINA PELO MENOS UMA VEZ AO ANO!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário