Enfim, Mestre!! - Minha defesa do mestrado - Tira o Jaleco

Breaking

23/12/2018

Enfim, Mestre!! - Minha defesa do mestrado

E então o grande dia chegou: 13/12/2018.

E nessa hora passa todo aquele filme na cabeça: daquela menina ingênua que, antes mesmo de se formar em Biomedicina, já estava toda entusiasmada procurando por um orientador e uma linha de pesquisa para fazer mestrado em uma área que a tirasse totalmente da sua zona de conforto: Imunologia.

E foram quase 3 anos, somando o estágio prévio, os 2 anos de mestrado, e o término da escrita da dissertação... Quase 3 anos de muitos desafios, muitas turbulências, muito trabalho, mas também muito aprendizado, muita resiliência e paciência... Amadureci.

Amadureci não somente como profissional, mas muito como pessoa também. Aprendi a lidar com cobranças, pressões de todos os lados, frustações e muitos erros. Aprendi a resolver problemas, a ter sempre um plano B ou outra carta nas mangas. Aprendi a lidar com crises de ansiedade e a filtrar o melhor das piores situações.

E hoje eu reconheço que todo meu esforço, dedicação e estudo valeram muito a pena! Faltam-me palavras para descrever todo esse sentimento de gratidão e sensação de dever cumprido.


Mas contando um pouco sobre esse dia...

Após o depósito da dissertação escrita e aprovação da banca examidadora, marquei o dia da defesa e entrei em contato com os professores aprovados para ver a disponibilidade de cada um na data proposta. São 3 professores que compõe a banca. Um dos titulares não pode participar, então foi necessário convidar o suplente imediato, que aceitou o convite.

Comecei, então, a montar minha aula com mais ou menos 1 mês de antecedência. E treinei muito a minha apresentação para estar bem preparada no dia. Sabia que tinha 1 hora de apresentação e não podia passar disso. Então enxuguei alguns slides para me certificar que daria conta.

E apesar de ter dormido muito bem no dia anterior à defesa, acordava de hora em hora e ficava repassando a minha apresentação mentalmente. Até que deu 05:20 e eu acordei de vez para treinar mais um pouco. Estava bem tranquila até o dia anterior, mas o nervosismo acabou vindo à tona durante o café da manhã, mas logo aquele sentimento passou. Tinha me programado para evitar qualquer tipo de imprevisto.

Cheguei com 1h de antecedência para organizar a sala e projetar a minha apresentação. Deixei alguns mimos e lembranças para os membros da banca. Já estava tudo certo!! Só aguardar o horário.

Minha defesa começou às 09:00. Minha voz tremeu nos primeiros minutos de apresentação, mas logo começou a fluir com mais naturalidade e tranquilidade. Minha aula durou 50 minutos, e consegui falar tudo o que tinha estudado. Depois cada professor tinha 1h para fazer a arguição. No geral, foram muitas críticas positivas, elogios e muitas sugestões relevantes!!

E depois de 4 horas de defesa... Missão cumprida! Enfim Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

E no final de tudo foi uma mistura de alívio, gratidão e emoção.

Hoje sou mestre, mas a rotina de estudo e a sede por conhecimento continua firme e forte todos os dias!

Gratidão.












Um comentário:

  1. Meus parabéns!
    Concluir essa fase é um sonho, com tudo o que tem direito: nervosismo, ansiedade e felicidade.
    Eu também defendi meu doutorado em dezembro de 2018. E é uma sensação indescritível!

    ResponderExcluir