A glicose é um dos componentes mais importantes para a manutenção do metabolismo energético do organismo. A glicemia é controlada pelas células alfa e beta pancreáticas. As células alfa produzem glucagon, que aumentam os níveis de glicose no sangue, e as células beta produzem insulina, que diminuem os níveis de glicose no sangue, promovendo homeostasia. Quando há um excesso de glicose, parte dela é estocada em tecido adiposo.
Quando a concentração sérica de glicose está elevada no sangue, mesmo em jejum, indica que o paciente apresenta diabetes mellitus, provocado por distúrbios metabólicos. Por isso é necessário um acompanhamento médico e um tratamento adequado para que não corra o risco de desenvolver complicações crônicas, como retinopatia, angiopatia, doença renal, neuropatia entre outras.
Quando a concentração sérica da glicose for diminuída no sangue (inferior a 50 mg/dL em jejum), trata-se de um quadro hipoglicêmico (condição aguda). Devido ao fato do cérebro ser sensível a essa condição, ele estimula as adrenais a liberarem epinefrina (adrenalina), a qual estimula o fígado a liberar glicose através da glicogênese, ajustando a concentração no sangue. Caso contrário, a função cerebral pode ser comprometida. A redução da glicemia ocorre normalmente em, aproximadamente, 2 horas após uma refeição, contudo ela se regulariza após esse período.
A determinação da glicose pode ser feita através de exame de glicemia de jejum, glicemia pós-prandial, hemoglobina glicosilada e curva glicêmica.
DOSAGEM DE GLICEMIA DE JEJUM (Kit Bioclin)
Para a realização do exame de glicemia de jejum, utiliza-se uma amostra de soro e o kit correspondente. A técnica aplicada baseia-se no método colorimétrico enzimático (leitura de absorbância em espectrofotômetro).
Os valores de referência para glicemia de jejum estão entre 60 a 99 mg/dL. Valores menores indicam um quadro agudo de hipoglicemia. Valores maiores podem indicar um pré-diabetes ou até mesmo um diabetes.
PRINCÍPIO DE AÇÃO
Metodologia: Enzimática Colorimétrica - GOD - PAP.
A Glicose é oxidada enzimaticamente pela Glicose
Oxidase (GOD) de acordo com a seguinte reação:
O Peróxido de Hidrogênio, em presença da Peroxidase
(POD) reage com a 4 - Aminoantipirina e Fenol, formando
um cromógeno vermelho cereja cuja intensidade de cor
é proporcional à concentração de Glicose.
REAGENTES:
- Reagente enzimático (R1)
- Reagente padrão (R2)
AMOSTRAS: Plasmas (fluoretado), soro, líquor, líquido (ascítico, pleural e sinovial).
TÉCNICA:
- Separar os tubos B (branco), P (padrão) e A (amostra);
- Pipetar em cada tudo conforme descrito na tabela abaixo:
- Homogeneizar bem;
- Colocar os tubos em banho-maria a 37oC durante 10 minutos;
- Zerar equipamento com o Branco;
- Ler e anotar a absorbância da Amostra e do Padrão em 505 nm.
CÁLCULO:
VALORES DE REFERÊNCIA:
Plasma:
- Prematuro: 20 - 60 mg/dL
- 0 a 1 dia de vida: 40 - 60 mg/dL
- Mais de 1 dia de vida: 50 - 80 mg/dL
- Crianças e adultos: 65 - 99 mg/dL
Líquor: 50 - 70 mg/dL
REFERÊNCIA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário