Análise de Sedimentos - Urinálise - Tira o Jaleco

Breaking

31/07/2017

Análise de Sedimentos - Urinálise


No post anterior vimos sobre a coleta e análises física e química da Urina 1. Hoje o nosso foco será na Análise de Sedimentos.

A análise de sedimento urinário (urina tipo I) é realizada através da microscopia, no qual são identificados cristais, hemácias, leucócitos e cilindros, por exemplo, presentes na urina.

Ela é feita de forma quantitativa, ou seja, os elementos figurados (não solúveis) são contados em câmara de Neubauer e classificados em:

a) Raros: até 3 elementos por campo;
b) Alguns: de 4 a 10 por campo;
c) Numerosos: acima de 10 por campo;
d) Maciço: incontável.

Componentes do Sedimento:

1- Hemácias

            A presença de hemácias na urina acima do valor de referência tem relação com lesões na membrana glomerular ou nos vasos do sistema urogenital

2- Leucócitos  
          
Os leucócitos, assim como as hemácias, estão presentes nas lesões glomerulares, também são capazes de migrar de forma amebóide através de tecidos, indo para locais de infecção. No sexo feminino, a presença de leucócitos pode estar relacionada com contaminação do conteúdo vaginal, não necessariamente indicando uma infecção.
O número elevado de leucócitos na urina é chamado de piúria e indica normalmente a presença de infecção ou inflamação no sistema urogenital

3-Células Epiteliais

            A presença de células epiteliais na urina é bastante comum, já que elas provêm dos tecidos de revestimento do sistema urogenital, a menos que estejam presentes em grandes quantidades ou com formas anormais.

4– Bactérias

            A urina é estéril. Amostras que não forem colhidas em condições estéreis estão sujeitas a contaminação bacteriana sem significado clínico. As amostras que ficam à temperatura ambiente por muito tempo também podem conter quantidades detectáveis de bactérias, que representam apenas a multiplicação dos organismos contaminantes.

5 - Leveduras

            As leveduras geralmente são Candida albicans. Deve ser identificado se há leveduras com blastoconídios e pseudohifas

6-Parasitas

            O parasita encontrado com maior frequência na urina é o Trichomonas vaginalis. Outras espécies são decorrentes de contaminação fecal.

7- Cilindros

            Indicam as condições existentes no interior renal e são formados de proteínas, deste modo podem indicar lesão renal.

8- Cristais

Geralmente resultam de elementos normais dissolvidos na urina que pela modificação do pH, concentração ou da temperatura, cristalizam-se formando um precipitado. Podem ser de origem alimentar, litíase ou excreção de medicamentos.

Cristais de urina ácida: Cristais de ácido úrico, oxalato de cálcio, urato amorfo, cristais de Ácido Hipúrico.

Cristais de urina alcalina: cristais de carbonato cálcio, cristais de fosfato amoníaco- magnesiano, cristais de fosfato de cálcio, cristais de urato de amônio,  cristais de fosfato amorfo.



No próximo post iremos ver com mais detalhes sobre os tipos de cristais encontrados na urina.

Um comentário:

  1. Poderiam citar a cor desses sedimentos.. minha urina estã com depõsito amarelado no fundo enquanto o resto totalmente transparente...

    ResponderExcluir