Os Neutrófilos - Tira o Jaleco

Breaking

24/02/2017

Os Neutrófilos


Os neutrófilos são os leucócitos mais abundantes circulantes no sangue. São produzidos na medula óssea a partir do progenitor mielóide comum, estimulado pelo fator estimulador de colônias de granulócitos (G-CSF).

Processo de maturação do neutrófilo

Cerca d1x1011 neutrófilos são produzidos por dia pelo ser humano e possuem um tempo curto de vida na circulação (aproximadamente 6 horas). Após esse período, sofrem apoptose e são fagocitados por macrófagos residentes no fígado ou no baço (quando não são recrutados para o sítio inflamatório). Durante uma inflamação, eles migram para o tecido, atuam no combate do agente invasor e morrem em seguida.

Esses leucócitos polimorfonucleares são as principais células que medeiam a inflamação na resposta imune inata, as principais células recrutadas para o sítio inflamatório após serem ativadas por quimiocinas (como a IL-8, também conhecida como CXCL8), citocinas pró-inflamatórias secretadas pelos macrófagos ativados (comIL-1β e TNF-α), por mediadores lipídicos (como o Leucotrieno B4), pelo fragmento C5a do complemento, como também através do reconhecimento de PAMPs, DAMPs e VAMPs.


Os neutrófilos possuem grânulos citoplasmáticos (primários, secundários e terciários) os quais contêm enzimas antimicrobianas. Quando ativados, desempenham suas funções efetoras para eliminar o patógeno, através de mecanismos como fagocitose e produção de espécie reativas de oxigênio (ROS), produção de quimiocinas, citocinas, mediadores lipídicos e NETs.

Quanto à sua morfologia, são células esféricas com aproximadamente 12 a 15μm de diâmetro, e possuem um núcleo segmentado em 3 a 5 lóbulos conectados.


OS GRÂNULOS

Grânulos Primários (Azurófilos): contêm elastase, mieloperoxidase (MPO), catepsinas e defensinas;
Grânulos Secundários (ou Específicos): contêm lactoferrina e lisozimas;
Grânulos Terciários: contêm gelatinase-B (MMP-9)

Os grânulos dos neutrófilos não se coram fortemente com hematoxilina (corante básico) ou eosina (corante ácido). Isso faz com que eles sejam diferentes dos basófilos (que se coram com hematoxilina) e dos eosinófilos (que se coram com eosina).


FUNÇÕES

Quando ativados, desempenham suas funções efetoras para eliminar o patógeno, através de mecanismos como fagocitose e produção de espécie reativas de oxigênio (ROS), produção de quimiocinas, citocinas, mediadores lipídicos e NETs.


NEUTROFILIA X NEUTROPENIA

Neutrofilia (maior que 7.500/mm3)condição na qual os neutrófilos encontram-se aumentados no sangue. Isso ocorre durante um processo infeccioso/inflamatório.
Neutropenia (menor que 2.000/mm3): diminuição do número de neutrófilos. Pacientes com neutropenia estão predispostos a adquirir uma infecção oportunista por bactérias ou fungos.

Condição normal: 2.000  a 7.500/mm3.



Referências Bibliográficas:

ABBAS, A. K., LICHTMAN, A. H., PILLAI, S. Imunologia celular e molecular. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2012.

AMULIC, B. et al. Neutrophil function: from mechanisms to disease. Annual review of immunology, v. 30, p. 459-489, 2012.

KOLACZKOWSKA, E.; KUBES, P. Neutrophil recruitment and function in health and inflammation. Nature Reviews Immunology, v. 13, n. 3, p. 159-175, 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário