Hematopoiese - Tira o Jaleco

Breaking

23/02/2017

Hematopoiese



A hematopoiese é o processo de formação dos elementos celulares do sangue.

Durante o desenvolvimento fetal, a hematopoiese ocorre nas ilhotas sanguíneas do saco vitelinico e no mesênquima para-aórtico. Entre o terceiro e quarto mês de gestação, esse processo passa a ser no fígado e, com o tempo, é assumido pela medula óssea, principalmente do osso do esterno, crista ilíaca, costela e de alguns ossos do crânio.

Todas as células sanguíneas se originam de células-tronco hematopoiéticas pluripotentes e, subsequentemente, se diferenciam em diversos tipos de células sanguíneas.

Uma célula pluripotente se diferencia em um determinado tipo de célula sanguínea de acordo com o estímulo que recebe. Se esse estímulo for uma hipóxia, ocorrerá a diferenciação em eritrócitos (hemácias). Mas se for através de estímulos gerados por um processo infeccioso, originarão os leucócitos.

Esses estímulos são os fatores de crescimento, glicoproteínas que atuam na proliferação, diferenciação e sobrevivência das células hematopoiéticas. Eles são classificados em duas grandes famílias de acordo com o tipo de receptor de membrana celular: citocinas e receptores de tirosina quinase.

Dentre os receptores de citocinas, encontram-se os fatores estimuladores de colônicas (CSF), eritropoetina, trombopoetina, interleucinas (como IL-2, IL-3 e IL-4, por exemplo) e os interferons do tipo I e II.

Além disso existem também os fatores que regulam a proliferação para manter a homeostasia, uma vez que uma falha neste equilíbrio pode desencadear em uma hemopatia.

Clique na imagem para aumentá-la

Células Hematopoiéticas

- Células-Tronco: são aquelas com capacidade de autorregeneração e dão origem a uma célula precursora comprometida com uma linhagem específica. 

- Células Precursoras: caracterizam-se pela perda do potencial de autorregeneração e comprometem-se com uma via de diferenciação. Também são conhecidas como Unidades Formadoras de Colônias (UFC ou CFU).

- Células Diferenciadas: são células especializadas que sofreram modificações irreversíveis no seu núcleo e organelas após sua diferenciação. Aquelas que identificamos morfologicamente através da microscopia óptica.


Unidades Formadoras de Colônias (UFC ou CFU)

CFU-S: célula jovem indiferenciada (capaz de formar todo tipo de colônia);
CFU-GEMM: precursores das linhagens granulocítica, eritrocitária, monocitária e megacariocitária;
CFU-GM: precursores de neutrófilos e monócitos;
CFU-E: precursores de eritroblastos;
CFU-Eos: precursores de eosinófilos;
CFU-Bas: precursores de basófilos;
CFU-Meg: precursores de megacariócitos



Nos próximos posts iremos estudar separadamente cada célula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário