Vídeos: Você já ouviu falar em CRISPR? - Tira o Jaleco

Breaking

13/11/2016

Vídeos: Você já ouviu falar em CRISPR?

CRISPR (Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interpaçadas) consiste em porções de DNA bacteriano compostas por repetições de nucleotídeos. É utilizado para edição do genoma, tecnologia que permite que os cientistas façam alterações no DNA de células, possibilitando até mesmo curar doenças genéticas.

Hoje vim compartilhar com vocês dois vídeos sobre o CRISPR. Acho muito importante conhecermos essa tecnologia que vem crescendo a cada dia mais no mundo científico.

A pesquisadora Jennifer Doudna conta como surgiu e como funciona o CRISPR:

"A tecnologia CRISPR surgiu de um projeto de pesquisa básico destinado a descobrir como as bactérias atacam as infecções virais. (...) Quando os vírus infectam uma célula, eles injetam nela seu DNA. E, numa bactéria, o sistema CRISPR permite que o DNA seja arrancado do vírus e inserido em pequenos fragmentos dentro do cromossomo, o DNA da bactéria. E esses pedaços integrados do DNA viral são inseridos num local chamado CRISPR. (...) É um mecanismo que permite às células se lembrarem, ao longo do tempo, dos vírus aos quais estiveram expostas. E, mais importante, esses pedaços de DNA são passados à descendência das células, fazendo com que elas fiquem protegidas desses vírus não apenas por uma, mas por muitas gerações de células." Assista ao vídeo para saber mais detalhes do funcionamento do CRISPR:


Neste outro vídeo, a pesquisadora Ellen Jorgensen vem complementar as informações anteriores:

"Se você está tentando usar o CRISPR no genoma, a primeira coisa a fazer é danificar o DNA. O dano consiste na quebra da dupla vertente ao longo da dupla hélice. Em seguida, inicia-se o processo de reparo da célula, e nós convencemos esses processos de reparo a fazer a edição que quisermos, e não a natural. É assim que funciona. É um sistema de duas partes. Você tem a proteína Cas9 e algo chamado de RNA guia. Penso nisso como se fosse um míssil teleguiado. A Cas9, eu adoro antropomorfizar, a Cas9 é tipo aquele Pac-Man, e quer engolir o DNA, e o RNA guia é a corrente que o mantém longe do genoma até que ele ache o momento exato para se encaixar. A combinação dos dois é chamada de CRISPR. É um sistema que roubamos de um antiquíssimo sistema imunológico bacteriano."




Gostaram? Quem já conhecia essa tecnologia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário