#Diário: Estudando para a prova do Mestrado - Tira o Jaleco

Breaking

12/11/2016

#Diário: Estudando para a prova do Mestrado

No post anterior eu compartilhei com vocês como foi o meu estágio pré-mestrado. Hoje vou falar um pouquinho como foram os meus estudos para a prova.

No natal do ano passado (2015) ganhei de presente do meu pai o livro Imunologia Celular e Molecular (7ª edição) do Abul Abbas, principal bibliografia recomendada pelo edital do programa do mestrado. 

Como prestei a prova no meio do ano, estudei durante uns 5 meses. Estudei muito, muito e muito mesmo!! 



Como fiz mais ou menos 4 meses de estágio, e ficava no laboratório das 8h às 17h todos os dias, acabava estudando mais à noite ou nos finais de semana. O estudo no laboratório era meio picado devido aos experimentos e às técnicas que estava aprendendo. 

Durante os estudos, fiz resumo de todos os capítulos em um caderno para facilitar a revisão depois e também fixar o conteúdo (só consigo aprender quando eu escrevo).



Quando faltava 1 mês para a prova, pedi à minha orientadora para só ficar em casa estudando. E esse mês foi o mais difícil, pois fiquei literalmente trancada no quarto e não voltei 1 dia sequer para a minha cidade e muito mesmo saí para passear. Quase pirei e quase entrei em depressão, mas aguentei a barra até o fim!! 

Nesse mês eu reli o Abbas inteirinho! Sim, li 2 vezes o livro todo!! E além dos resumos no caderno, também fiz fichas de estudos e vários lembretes importantes. Li também alguns capítulos do livro Imunobiologia de Janeway para complementar os estudos. O pessoal do laboratório tinha me passado questões de provas anteriores, então também fiz vários exercícios. O Youtube foi outro grande parceiro!! Assisti a várias vídeo-aulas que me ajudaram demais, pois muita coisa eu não vi na faculdade então precisei me virar sozinha.

Apesar de amar, eu sempre tive um pouco mais de dificuldade em imunologia. Talvez seja por isso que escolhi seguir essa área, para aprender mais e mais todos os dias!



Além do Abbas, também estudei alguns capítulos do livro A Célula, outra bibliografia recomendada pelo edital.

E então o grande dia chegou: o dia da prova!! Mas isso vou contar para vocês no próximo Diário de uma Mestranda.


Um beijo,
Marcella

Um comentário:

  1. Qual livro você acha de mais fácil compreensão o Abbas ou o Jeneway??

    ResponderExcluir