Projeto Jovem Imunologista - Tira o Jaleco

Breaking

03/09/2016

Projeto Jovem Imunologista


Olá, pessoal!! Tudo bom?
O post de hoje é um pouquinho diferente... Vim compartilhar com vocês um projeto de extensão que estou participando aqui na USP de Ribeirão Preto, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina (FMRP-USP).

O Projeto Jovem Imunologista tem como objetivo levar o conhecimento básico sobre imunologia aos alunos do ensino médio de escolas estaduais, além de dar a oportunidade aos alunos de mestrado e doutorado do programa, assim como aos de graduação, de atuarem como educadores e terem a experiência do "aprender e ensinar".

São realizadas cinco atividades com temas diversos (introdução à imunologia, inflamação, vacinas e alergia), sendo quatro dentro da sala de aula e a quinta na própria USP.

Este é o meu primeiro semestre participando do projeto e logo de início já me identifiquei. Sempre gostei muito de projetos voltados à educação, pois acho incrível essa troca de experiências entre aluno e educador.

A primeira aula foi sobre Introdução ao Sistema Imunológico. Nosso grupo dividiu os temas e o modo de apresentação para ser bem didático e ter a colaboração dos alunos. Falamos sobre os tipos de micro-organismos, onde eles são encontrados, mostramos o crescimento de bactérias e fungos nas placas de cultura... Abordamos sobre a diferença de micro-organismos patogênicos e não patogênicos, sobre as barreiras imunológicas, a composição do sangue e dos diferentes leucócitos... Os alunos puderam ter contato com microscópios para visualização das células do sangue... Além disso também apresentamos um teatro entre as explicações para melhor fixação do conteúdo pelos alunos.

Ao final da aula fizemos um jogo de perguntas para termos um feedback dos alunos e também tiramos as eventuais dúvidas e curiosidades. Foi muito prazeroso e gratificante!! 









Grupo da primeira aula:

Marcílio, professora Beatriz, Thaís, eu (Marcella), Adriene, Sandra e Ricardo

Eu também atuei como a Dona Maria no teatro!! Trouxe um trechinho para vocês:

O que acharam desse projeto, pessoal? 
Projetos de Extensão são muito importantes para o nosso crescimento pessoal e profissional (e conta bastante no currículo também!). Recomendo muito que procurem e participem na faculdade de vocês!! :)



Um beijo!
Marcella


Um comentário:

  1. Como eu queria um projeto desse em minha escola .. Na minha sala mesmo, uns 5 amigos/as meus querem fazer biomedicina.. Mas quase não sabem o que o profissional faz .. Acho que um projeto desse ajudaria e muuitooo ..

    ResponderExcluir