Técnica de FAN - Imunofluorescência Indireta - Tira o Jaleco

Breaking

11/07/2016

Técnica de FAN - Imunofluorescência Indireta


FAN - Fator Antinúcleo
fator antinúcleo (FAN), conhecido também como anticorpos antinucleares (ANA), está presente no soro de pacientes que apresentam doenças autoimunes sistêmicas que afetam o tecido conjuntivo. Por esse motivo são considerados marcadores para o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Artrite Reumatoide, Síndrome de Sjögren e Hipotireoidismo (Tireoidite de Hashimoto), por exemplo.

Além de estar presente em doenças autoimunes, o FAN positivo com títulos baixos também pode ser encontrado em infecções, neoplasias e indivíduos normais com idade avançada.

Imunofluorescência Indireta
O método que detecta o FAN é a imunofluorescência indireta. Nele é utilizado um corte de tecido (fígado ou rim de rato) ou células epiteliais humanas (HEp-2) como substrato. As células HEp-2, por sua vez, expressam a maioria dos antígenos de importância clínica, por isso é mais comumente utilizadas.

Para a detecção dos anticorpos antinucleares, utilizam-se  células HEp-2 e conjugado IgG como substrato. Essa técnica baseia-se na ligação dos anticorpos antinucleares presentes no soro ao substrato antigênico, os quais são revelados por uma antigamaglobulina específica marcada com isotiocianato de fluoresceína.





Nenhum comentário:

Postar um comentário