5 Métodos de Estudo - Tira o Jaleco

Breaking

09/02/2021

5 Métodos de Estudo

 

Um bom desempenho acadêmico exige dedicação aos estudos. Existem diferentes métodos e técnicas que podem auxiliar os alunos durante seus estudos. Contudo, é importante levar em consideração o perfil de cada aluno bem como entender quais são as suas necessidades para saber qual método será mais adequado e efetivo.

MAPAS MENTAIS:
Ajudam a criar uma ordem lógica entre as informações e a visualizar o conteúdo de forma sistêmica através do resumo das ideias e assuntos principais.

AUTOEXPLICAÇÃO:
Basicamente consiste na capacidade de explicar para si mesmo (ou para outra pessoa) o conteúdo estudado com suas próprias palavras. Explicar o que aprendeu é uma ótima forma de saber se realmente entendeu o que se foi estudado.


RESUMOS OU FICHAMENTOS:
O resumo é o método mais utilizado pelos estudantes. É uma ótima maneira de reorganizar o conteúdo estudado com as próprias palavras, destacando as informações mais relevantes.

Na época da faculdade eu gostava muito de fazer resumos e fichamentos! Eram os métodos que melhores se encaixavam para mim. Confesso que eu perdia um certo tempo fazendo os desenhos e esquemas, mas dessa forma eu fixava melhor o conteúdo (além de achar muito mais fácil de revisar). Mas cada fase é uma fase, e hoje eu utilizo outros métodos que posso compartilhar depois com vocês também.

REVISÕES:
Revisar o conteúdo estudado é muito importante para ajudar o cérebro a guardar as informações, etapa fundamental no processo de aprendizagem.

FLASHCARDS:
Forma alternativa para quem precisa memorizar determinado assunto. São pequenos cartões ou post-its que contêm a palavra-chave de um lado do papel e a resposta do outro.

Quais o métodos de estudos que vocês mais utilizam? Compartilhem com a gente!!




Um comentário: