Dímero D aumentado em pacientes com Coronavírus - Tira o Jaleco

Breaking

11/05/2020

Dímero D aumentado em pacientes com Coronavírus


Os Dímeros D (ou D-Dímeros) são fragmentos de proteínas, mais especificamente produtos gerados da degradação da fibrina pela enzima plasmina, através de um processo denominado fibrinólise.

A fibrina nada mais é que uma proteína formada durante a cascata de coagulação que se une formando uma rede, e essa rede auxilia na formação do coágulo de sangue a fim de estancar o sangramento do vaso sanguíneo causado por uma lesão. Uma vez que essa lesão é reparada, o coágulo precisa ser desfeito, então essa rede de fibrina é degradada pela enzima plasmina e um dos produtos dessa degradação é o Dímero D.

Esses fragmentos podem ser dosados na circulação sanguínea e, em situações nas quais ocorrem alguma alteração na via de coagulação, seus níveis séricos estarão aumentados, podendo indicar a presença de trombos no interior dos vasos.

Infarto do miocárido, insuficiência cardíaca, pós operatório de cirurgias, neoplasias, trombose (como a trombose venosa profunda - TVP), embolias (como o tromboembolismo pulmonar - TEP) são alguns exemplos de condições clínicas onde observamos aumento dos níveis de Dímeros D no sangue.

Apesar de ser um exame que auxilia no diagnóstico e monitoramento principalmente de TVP e TEP, níveis de Dímeros D aumentados também estão sendo encontrados em pacientes com COVID-19.

Em aproximadamente 43% dos casos de COVID-19, os pacientes apresentam um aumento dos níveis séricos de Dímeros D. Estes estão sendo considerados importantes marcadores da gravidade da infecção pelo Novo Coronavírus.

Uma das complicações mais graves causadas pelo COVID-19 é a Coagulação Intravascular Disseminada (CID). Nela ocorre uma formação excessiva e anormal de trombina e fibrina circulantes no sangue, resultando em um aumento da agregação plaquetária e consumo dos fatores da coagulação. Como consequência, portanto, pode ocorrer a formação de trombos e quadros hemorrágicos.

A formação excessiva de fibrina na CID está correlacionada com o aumento dos níveis de Dímeros D na corrente sanguínea, uma vez que estes (como vimos anteriormente) são produtos da degradação da fibrina.



Referências

Klok, F A et al. Incidence of thrombotic complications in critically ill ICU patients with COVID-19. Thrombosis research, 2020. doi:10.1016/j.thromres.2020.04.013


GAO, Yong et al. Diagnostic utility of clinical laboratory data determinations for patients with the severe COVID‐19. Journal of Medical Virology, 2020. doi: 10.1002/jmv.25770

PRISCO, Domenico; GRIFONI, Elisa. The role of D-dimer testing in patients with suspected venous thromboembolism. In: Seminars in thrombosis and hemostasis. © Thieme Medical Publishers, 2009. p. 050-059. doi: 10.1055/s-0029-1214148

Lippi G, Plebani M, Michael Henry B. Thrombocytopenia is associated with severe coronavirus disease 2019 (COVID-19) infections: A meta-analysis. 2020. Clin Chim Acta. doi: 10.1016/j.cca.2020.03.022


Nenhum comentário:

Postar um comentário