Estrutura do SARS-CoV-2 - Tira o Jaleco

Breaking

16/04/2020

Estrutura do SARS-CoV-2


ENVELOPE VIRAL
Bicamada lipídica que envolve o nucleocapsídeo e o genoma do vírus. Nele estão ancoradas as glicoproteínas S, M, E e hemaglutinina-esterase.


PROTEÍNA SPIKE (S)
Promove a entrada do vírus na célula hospedeira além de ser o principal alvo de anticorpos. Responsável por interagir com a enzima conversora da angiotensina 2 (ECA2), mediando a entrada nas células epiteliais respiratórias.


PROTEÍNA DE MEMBRANA (M)
Ajuda o vírus a se fundir na célula hospedeira e produzir proteínas antigênicas, além de auxiliar na regeneração do vírus dentro da célula.


PROTEÍNA DO ENVELOPE (E)
Auxilia na montagem e desenvolvimento da forma do vírus na célula hospedeira.


HEMAGLUTININA-ESTERASE
Possui atividade de ligação ao receptor, atividade de hidrólise do receptor e atividade de fusão da membrana. Funciona como um mecanismo invasor.

PROTEÍNA DO NUCLEOCAPSÍDEO
Localizada entre a hélice do RNA. Além de auxiliar na estrutura helicoidal do RNA do vírus, é responsável ainda pela replicação e transcrição do mesmo.




REFERÊNCIAS

WALLS, Alexandra C. et al. Structure, function, and antigenicity of the SARS-CoV-2 spike glycoprotein. Cell, 2020. (Clique aqui para acessar o artigo)

TOK, Tugba Taskin; TATAR, Gizem. Structures and Functions of Coronavirus Proteins: Molecular Modeling of Viral Nucleoprotein. 2017. (Clique aqui para acessar o artigo)

The 2019-Novel Coronavirus: Everything You Need to Know and How to Protect Yourself. (Clique aqui para acessar o site)



Nenhum comentário:

Postar um comentário