Por quanto tempo o garrote pode ficar no braço do paciente? - Tira o Jaleco

Breaking

11/07/2019

Por quanto tempo o garrote pode ficar no braço do paciente?



E a resposta para essa pergunta é: 1 minuto!


O tempo de garroteamento não pode ultrapassar 1 minuto pois, além do risco de hemólise, ocorre também o aumento da pressão intravascular, resultando no extravasamento de água e eletrólitos do plasma para o espaço extravascular levando ao aumento da concentração de células, enzimas, proteínas e outros elementos ligados a proteinas, como o colesterol, cálcio, ferro e triglicérides.


Por isso é muito importante deixar todo o material que será utilizado preparado antes da coleta. E, durante a coleta, assim que o sangue começar a fluir pelo tubo ou seringa, o garrote deve ser retirado do braço do paciente.

Apesar do garrote facilitar a localização das veias por torná-las proeminentes, o garroteamento prolongado pode levar a alterações em certos exames!! 


Pesquisadores italianos já comprovaram o aumento de analitos (como TGO, TGP, albumina, colesterol total, ferro, cálcio e creatinina, por exemplo) no sangue após 1 e 3 minutos de estase venosa! Esse artigo foi publicado em 2005 pela revista Clinical chemistry and laboratory medicine

Segue abaixo a referência do artigo:

LIPPI, Giuseppe et al. Influence of short-term venous stasis on clinical chemistry testing. Clinical Chemistry and Laboratory Medicine (CCLM), v. 43, n. 8, p. 869-875, 2005. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário