Triglicérides - Para que serve esse exame? - Tira o Jaleco

Breaking

25/03/2019

Triglicérides - Para que serve esse exame?




Oi, pessoal, tudo bom? Hoje estou aqui para mais um vídeo da série "Para que serve esse exame?"

E no vídeo de hoje vamos falar sobre triglicérides. Mas primeiro eu te pergunto, você sabe para que serve o exame de Triglicérides? 

Quando falamos em triglicérides, ou triglicerídeos, logo pensamos em lipídios, ou seja, gordura. E os triglicerídeos podem ser encontrados em duas formas: na forma sólida ou na forma líquida, e podem ser de origem animal ou vegetal. A gordura é um tipo de triglicerídeo sólido que é formado por ácidos graxos saturados (sabe aquela gordurinha da carne do churrasco?), mas também existe a forma líquida (como os óleos vegetais, azeite de oliva) que é formada por ácidos graxos insaturados.

E nós sabemos que a gordura está presente naturalmente em todas as células do nosso corpo! E ela é um componente muito importante pois, além de ser uma das fontes de energia para o nosso corpo, também possui um papel importante no transporte de vitaminas lipossolúveis.

Porém, toda gordura em excesso, ou seja, toda gordura que não é utilizada pelo nosso corpo, é transformada em triglicerídeos lá no nosso fígado. Os triglicerídeos serão transportados pelo sangue até os tecidos, onde serão armazenados em forma de gordura. Sabe aquela gordurinha localizada na região dos quadris e glúteos, ou ainda na região abdominal?

Mas fique atento com a sua alimentação, pois o alto consumo de alimentos gordurosos aumenta a tendência ao desenvolvimento de doenças crônicas, principalmente as doenças cardiovasculares (infarto, hipertensão, além de aterosclerose).

E o objetivo desse exame é justamente avaliar o metabolismo das gorduras no nosso organismo, além de analisar os fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Os valores de referência podem variar um pouquinho, mas geralmente, os valores normais de triglicérides no sangue deve estar abaixo de 150 mg/dL. Valores acima de 200 mg/dL já são considerados altos!!

E além da dieta hipercalórica, rica em gordura, outros fatores como obesidade, diabete e o consumo excessivo de álcool também contribuem para o aumento do triglicerídeos. Quanto mais altos forem os níveis de triglicerídeos no sangue, maior será o depósito de gorduras no fígado, ocasionando uma alteração conhecida como esteatose hepática. Além disso, se esses valores forem superiores a 1000 mg/dL, que são valores altíssimos, o paciente pode apresentar ainda um quadro de pancreatite aguda.

Então cuide com muito carinho da sua alimentação e faça exercícios físicos com regularidade!! E um check up anual com o seu médico também é de extrema importância!






Nenhum comentário:

Postar um comentário