Urinálise - Urobilinogênio - Tira o Jaleco

Breaking

06/11/2018

Urinálise - Urobilinogênio


A presença de urobilinogênio (na urina) pode estar associada à hemólise, eritroblastose fetal, bem como à lesão hepática grave. Neste caso, a urina terá uma coloração escura com espuma não colorida. 

Quando a fita reativa apresentar um resultado positivo, deve-se realizar um teste baseado em diluições seriadas para quantificação.

QUANTIFICAÇÃO DE UROBILINOGÊNIO

1- Centrifugar 10 mL de urina (em tubo de plástico) por 5 minutos a 3.000 rpm;
2- Em um tubo de vidro, adicionar 1 mL da urina centrifugada (sobrenadante) mais 0,5 mL do reativo de Erlich

     Resultado:
     - Se não houver alteração da coloração ou ficar de cor âmbar (ou amarela escura), e a coloração "grudar" no tubo ao agitar, o resultado será 1/2; 
      - Se formar uma cor cereja (como na figura abaixo), a urina deverá ser diluída (como na figura acima) até desaparecer a coloração rosa.


Diluição seriada:
1- Separar o tubo da urina centrifugada (sobrenadante);
2- Separar 10 tubos vazios e pipetar 1 mL de água destilada em cada um;
3- Adicionar no primeiro tubo, 1 mL da urina centrifugada (sobrenadante). No segundo tubo, adicionar 1 mL da urina diluída no primeiro tubo. No terceiro tubo, adicionar 1 mL da urina diluída no segundo tubo, e assim sucessivamente. No último tubo da diluição, descartar 1 mL após homogeneizar a diluição da urina do tubo anterior;
4- Pingar 3 gotas do reativo de Erlich em cada tubo e observar a formação da coloração rosa.  O resultado será equivalente ao tubo de menor coloração rosa, como mostrado no esquema abaixo:


Como exemplo do esquema acima, podemos observar que o tubo de menor (ou nenhuma) coloração rosa foi sétimo tubo, equivalente ao resultado 1/128. Observação: conta-se o primeiro tubo que apresentar a menor coloração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário