Identificação de BGNNF - Testes de OF - Tira o Jaleco

Breaking

29/04/2018

Identificação de BGNNF - Testes de OF

O KIT NF II PROBAC é constituído pelos testes de oxidade, capacidade de cresimento em ágar MacConkey, utilização de glicose, maltose e lactose em meio base OF, descarboxilação de lisina e arginina (base Moeller) e liquefação da gelatina.

Os testes de OF (OF glicose, OF maltose e OF lactose) são utilizados para identificação de bacilos Gram negativos não fermentadores (BGNNF), ou seja, são capazes de diferenciar bactérias que utilizam os carboidratos pela via oxidativa daquelas que são fermentadoras de açúcares. 

As características do meio são representadas da seguinte forma:


A Lisina e Arginina são utilizadas para avaliar o consumo do aminoácido na ausência de oxigênio, uma vez que possuem óleo no tubo acima do meio de cultura. Quanto às características do meio, a cor púrpura acentuada é indicativa de utilização do aminoácido, enquanto a cor inalterada ou amarelada significa negativo.

A Gelatina tem função de verificar a capacidade de o micro-organismo secretar enzimas proteolíticas que degradam a gelatina, sendo também uma prova de virulência. Quanto às características do meio, a gelatinase positiva indica utilização da gelatina impregnada na fita com alteração de cor cinza metálico para "azul transparente". Já na gelatinase negativa, não há alteração na cor da fita.

Segue abaixo um exemplo prático de identificação de BGNNF:

Sequência de algarismos para identificação das bactérias:
Resultado:



Nenhum comentário:

Postar um comentário