Hemocultura - Sistema Hemobac Trifásico (Probac do Brasil®) - Tira o Jaleco

Breaking

28/03/2018

Hemocultura - Sistema Hemobac Trifásico (Probac do Brasil®)



O Sistema Hemobac Trifásico (Probac do Brasil®) consiste em um sistema fechado que combina o meio líquido de cultivo (caldo) com meios sólidos distribuídos em laminocultivos. Este (parte superior) é comercializada separadamente do caldo (parte inferior), sendo que a conexão das duas partes deve ser feita antes da incubação do sistema (em capela de fluxo laminar - ambiente estéril - ou atrás do Bico de Bunsen). 

O meio líquido de cultivo é composto por Caldo suplementado Trifásico e Caldo suplementado Trifásico Anaeróbio, responsável por promover o crescimento de micro-organismos devido à riqueza de nutrientes. Este meio pode conter ou não neutralizador de antimicrobianos.

Os laminocultivos são compostos por duas faces, divididas em: face larga (Ágar Chocolate - para o isolamento de bactérias fastidiosas) e face dividida (Ágar Sabouraud - para o isolamento de fungos; e Ágar MacConkey – seletivo e diferencial para enterobactérias). Próximo à tampa, encontra-se o indicador de CO2 (de forma redonda) de coloração clara. A viragem de cor para rosa ou vermelho ocorre devido à presença de CO2 produzido pelo micro-organismo.

Este sistema deve ser incubado por, aproximadamente, 5 dias a 36oC e invertido todos os dias, para que os laminocultivos sejam banhados com o caldo+sangue. Ao menos 2 vezes ao dia os laminocultivos devem ser observados quanto ao aparecimento de colônias e/ou mudança de coloração do indicador. 



Material clínico: duas coletas de 10 mL de sangue venoso são suficientes para isolar a grande maioria dos agentes causais de bacteriemias em mais de 95% dos episódios. Para crianças de 1 a 6 anos, recomenda-se coletar de 1 a 5 mL. Para recém-nascidos, coletar de 0,5 a 1 mL.


Coleta do sangue: utilizar a técnica de coleta para hemoculturas da Cruz Vermelha Norte Americana. Realizar o seguinte procedimento:

1. Colher antes da administração de antibióticos.
2. Lavar as mãos, preferencialmente com sabonete antisséptico e secá-las.
3. Remover os selos das tampas dos frascos de hemocultura e fazer desinfecção prévia nas tampas com álcool 70%.
4. Garrotear o braço do paciente e selecionar uma veia adequada. Esta área não deverá ser mais tocada com os dedos.
5. Fazer antissepsia com sabonete degermante de forma circular e de dentro para fora. Aplicar solução de iodo (tintura de iodo 1% a 2%, PVPI 10% ou clorexidina alcoólica, também com movimentos circulares e dentro para fora). Para ação adequada do antisséptico, deixar secar por um ou dois minutos antes de efetuar a coleta. Aplicar álcool 70% para retirar o excesso de PVPI.
6. Calçar luva estéril.
7. Coletar a quantidade de sangue e o número de amostras recomendadas de acordo com as recomendações descritas ou se descriminadas no pedido médico.
8. Descartar a luva estéril.
9. Lavar as mãos.
10. Identificar cada frasco com todas as informações padronizadas e enviar ao laboratório juntamente com a solicitação médica devidamente preenchida.





Para mais detalhes sobre o produto e técnica, leia a bula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário