Anemia - Tira o Jaleco

Breaking

21/02/2018

Anemia


anemia é uma condição hematológica caracterizada pela diminuição de hemácias circulantes no sangue como também devido, principalmente, à redução da taxa de hemoglobina presente nestas células (levando em consideração os valores de referência para idade e sexo).

Diversos fatores são responsáveis por provocar esta alteração sanguínea, podendo ser adquirida (aguda) ou devido à hereditariedade (forma crônica).

As anemias podem ser classificadas segundo dois critérios:
- Morfológico;
- Fisiopatológico.

CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA

O critério morfológico, como o próprio nome já diz, indica a morfologia das hemácias na circulação sanguínea. Ele é avaliado pelo VCM (volume corpuscular médio), ou seja, pelo tamanho das hemácias, e classificado em:

Macrocítica: presença de hemácias de grande volume (ex.: anemia megaloblástica);
Microcítica: predomínio de hemácias de tamanho pequeno e geralmente acompanhadas de uma diminuição de hemoglobina (ex.: anemia ferropriva);
Normocíticas: hemácias de tamanho normal (ex.: anemias hemolíticas e anemia aplástica).

CLASSIFICAÇÃO FISIOPATOLÓGICA

Com base no mecanismo que ocorrem as anemias, seus diferentes tipos podem ser classificados em:

- Anemia por falta de produção de hemácias;
- Anemia por excesso de destruição de hemácias;
- Anemia por perdas de sangue.

SINTOMAS

Os principais sintomas das anemias crônicas são fraqueza, tonturas, falta de ar e taquicardia (coração bate mais rápido para assegurar o suprimento de oxigênio para os tecidos) como também  palidez nas mucosas (devido à baixa produção de hemoglobina). Já nas anemias agudas, é muito comum a queda da pressão arterial.
                                
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico de anemia é realizado através de exames laboratoriais (hematológicos - de sangue). Cada tipo de anemia possui um tratamento específico que será determinado pelo médico.


Nos próximos posts iremos estudar mais a fundo sobre as classificações morfológicas e fisiopatológicas das anemias como também entender melhor cada uma delas.


Bibliografia Recomendada:

GUALANDRO, S. F. M. Diagnóstico diferencial das anemias. J Bras Nefrol. v. 22, Supl 5, p. 7-10, 2000.
HOFFBRAND, A. V.; MOSS, P. A. Fundamentos em hematologia. In: Fundamentos em hematologia. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 

LORENZI, T. F. Manual de hematologia: propedêutica e clínica. In: Manual de hematologia: propedêutica e clínica. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário