Mestrado: Disciplinas obrigatórias e não obrigatórias - Tira o Jaleco

Breaking

12/11/2017

Mestrado: Disciplinas obrigatórias e não obrigatórias


Olá, pessoal! Tudo bom?

Hoje vim compartilhar com vocês um pouco de como foram as minhas disciplinas durante o mestrado.

O programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada daqui da FMRP-USP de Ribeirão Preto exige o cumprimento de 16 créditos mínimos para exame de qualificação e 20 para o depósito da dissertação. Com essas disciplinas, consegui obter 24 créditos no total (então já posso qualificar e defender tranquilamente).

Apenas 2 disciplinas são obrigatórias. Para fechar os créditos necessários, eu precisei escolher outras para cursar:

Obrigatórias:
- Imunologia Celular
- Imunoglobulinas

Não obrigatórias:
- Antígenos e Desenvolvimento de Imunobiológicos
- Imunidade Inata e Receptores de Reconhecimento Padrão Toll-like, Nod-like e Inflamassomas
- Mediadores Lipídicos


As 3 disciplinas não obrigatórias eu fiz nos meus primeiros 6 meses de mestrado, enquanto o projeto e o comitê de ética estavam em andamento. As obrigatórias eu cursei em março e maio deste ano (2017), respectivamente.


A minha primeira disciplina (que foi sobre Antígenos e Desenvolvimento de Imunobiológicos) me fez perceber o quanto ingênua eu era: pensei que fosse ter várias aulas teóricas para aprender como se desenvolvem as vacinas e tudo mais... Não tive uma aula teórica sequer. No primeiro dia de aula, foram distribuídos artigos científicos (ressaltando mais uma vez que são todos em inglês) para apresentarmos individualmente em forma de seminários. Sim, as aulas de mestrado são seminários apresentados pelos próprios alunos, e nós que temos que nos virar para aprender. Apesar do choque de realidade que tive, achei bem tranquilo a princípio.

A minha segunda disciplina achei um pouco mais puxada: pela manhã o professor dava uma aula básica e introdutória sobre o tema e depois distribuía os artigos para os grupos para apresentarmos depois do almoço (durante todos os dias da disciplina)!!! Sim, tínhamos apenas o horário do almoço para ler e montar uma apresentação, e era sorteado na hora quem do grupo iria apresentar. Tive dificuldade nessa disciplina porque não consigo estudar e montar uma apresentação em tão pouco tempo, mas no final tudo deu certo! 

A disciplina de Mediadores Lipídicos foi a que mais teve aula teórica, abordando desde o básico para contextualizar todas as informações e nivelar o conhecimento dos alunos. Depois também tivemos que apresentar seminários individualmente. Gostei muito!

Encerramento da disciplina de Mediadores Lipídicos

A disciplina mais temida pelos alunos foi a de Imunologia Celular. Desde quando eu entrei no mestrado, todo mundo fazia muito terrorismo em relação a ela, principalmente sobre o professor que ministrava esse curso. Além disso, todos falavam também que você só aprendia imunologia após essa disciplina e que não seria a mesma pessoa depois do curso. Dito e feito! 

Essa disciplina teve a duração de 1 mês e foi período integral. Na primeira semana apresentamos seminários individuais. Cada aluno ficou responsável por um capítulo do livro de Imunobiologia de Janeway. Achei excelente, pois deu uma introdução e uma base bem sólida!!

A segunda semana foi ministrada pelo tão temido professor: nela já estávamos separados em grupos, e cada grupo recebeu uma quantidade "x" de artigos para estudar e apresentar ao longo da semana. E os artigos eram muito antigos pois contavam a história da imunologia, a descoberta da molécula do MHC... Então era muito complicado de entender, não só pela linguagem mas pelas metodologias utilizadas nos artigos. Eu e meus amigos do grupo ficávamos praticamente 24h juntos: se não era na secretaria estudando depois da aula, era no Skype até de madrugada. 

E durante as aulas nós não tínhamos escolha: éramos obrigados a prestar atenção em todos os detalhes das apresentações dos outros grupos (pois podíamos ser chamados a qualquer hora para explicar o que foi dito) e cada membro do grupo tinha que saber a apresentação inteira (pois era sorteado na hora quem ia apresentar). Sem contar que o professor podia tranquilamente parar a sua apresentação, te mandar sentar e chamar o outro para continuar. Além de outras críticas e correções que você recebia na cara dura e na frente de todos. 

Mas do fundo do meu coração: essa foi a melhor semana! Apanhamos? Sim, muito! Mas aprendemos demais! 

As outras duas semanas do curso foram no mesmo estilo, mas um pouco mais leves. Foi 1 mês dormindo apenas 4 horas por noite, mas foi 1 mês de intenso aprendizado e transformação também.  (Uma curiosidade pessoal: antes da disciplina eu era uma pessoa completamente diferente, inclusive sofria com crises de ansiedade. Depois da disciplina eu amadureci num nível absurdo comparado ao mês anterior, e não tive mais crises de ansiedade - pelo menos não como as que eu tinha).

Os sobreviventes da disciplina de Imunologia Celular


E, por fim, a disciplina de Imunoglobulinas. Foi no mesmo estilo: artigos distribuídos para cada grupo. Nesse caso, fiz em dupla com um amigo e falamos uma parte de Recombinação VDJ. Excelente curso também!!

Encerramento da disciplina de Imunoglobulinas


Essas disciplinas todas, além do aprendizado, me fizeram crescer e amadurecer pessoalmente e profissionalmente. Mas pode ter certeza que apesar disso tudo não foi nenhum bicho de sete cabeças, não foi nada impossível e nada fora do comum: tudo, inclusive a metodologia de ensino, foi de extrema importância. Só aprendemos de verdade quando saímos da nossa zona de conforto.



Até o próximo post! :)


Beijos,
Marcella

Nenhum comentário:

Postar um comentário