Inflamação - Tira o Jaleco

Breaking

15/08/2017

Inflamação


Para estudarmos a inflamação, precisamos lembrar que existem células residentes e células circulantes. Dentre as células residentes do tecido, destacamos os macrófagos, os mastócitos e as células nervosas. Os neutrófilos, monócitos, eosinófilos e os linfócitos, por exemplo, são células circulantes (como o próprio nome já diz, são aquelas presentes na circulação sanguínea).

Quando um micro-organismo rompe as barreiras de proteção do sisteme imunológico, como a pele (através de um corte, por exemplo), as células residentes percebem essa invasão através do reconhecimento de PAMPs pelos seus PRRs. Os mastócitos irão liberar seus grânulos de histamina e os macrófagos irão produzir citocinas pró-inflamatórias (como TNF-alfa, IL-1 e IL-6) e mediadores lipídicos (como os leucotrienos e prostaglandinas) os quais irão promover a vasodilatação e o aumento da permeabilidade vascular, levando à formação do edema, pelo extravasamento de líquidos (plasma), e à dor, por pressionar as terminações nervosas.

Além disso, citocinas e quimiocinas irão ativar o endotélio vascular e aumentar o recrutamento celular (principalmente de neutrófilos em resposta à IL-8), respectivamente, para o sítio inflamatório. Esta migração leucocitária é conhecida como diapedese e envolve diversas moléculas de adesão, como as integrinas e selectinas. Uma vez recrutadas, estas células irão destruir o micro-organismo por diversos mecanismos efetores (o mais conhecido é a fagocitose e produção de espécies reativas de oxigênio), fazendo com que o organismo volte à normalidade.

A inflamação, que é desencadeada nas respostas imunes inatas, pode ser intensificada e prolongada durante as respostas imunes adaptativas, resultando em lesões teciduais.


OS 5 SINAIS CLÁSSICOS DA INFLAMAÇÃO


- Calor: a vasodilatação leva a um aumento do volume sanguíneo e, consequentemente, aumento da temperatura local.

- Vermelhidão: ocorre devido à hiperemia, ou seja, ao aumento do volume sanguíneo circulante.

- Inchaço/Edema: devido ao extravasamento de líquidos (como o plasma) decorrente do aumento da permeabilidade vascular.

- Dor: é desencadeada pela compressão das células nervosas pela formação do edema como também por lesões químicas.

- Perda da Função: ocasionada pela dor e também pelo edema.


Bibliografia Recomendada:

Abbas, A. K., Lichtman, A. H., & Pillai, S. Imunologia celular e molecular. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário