Aula de Alergias - Projeto Jovem Imunologista - Tira o Jaleco

Breaking

26/06/2017

Aula de Alergias - Projeto Jovem Imunologista

Olá, pessoal! Tudo bom?

Semana passada, dia 21/06/17, aconteceu a quarta e última aula deste semestre do Projeto Jovem Imunologista, e o tema foi sobre Alergias!



Como de costume, cada membro do grupo ficou responsável por uma parte da aula. Introduzimos o assunto aos alunos, falamos sobre os alérgenos, sobre as células (linfócitos T e B e mastócitos) envolvidas na alergia e suas funções, explicamos como ocorre o desenvolvimento desta doença (primeira e segunda exposição ao alérgeno) como também mostramos alguns exemplos de alergia (rinite, bronquite, asma, alergia a alimentos, medicamentos, picada de insetos, além do choque anafilático) correlacionando aos seus sinais e sintomas.

Por fim, também demonstramos como funciona o Prick Test, teste cutâneo de alergia capaz de detectar quais alérgenos uma pessoa pode ser sensível.








Como atividade prática, os alunos se reuniram em grupos e tiveram que representar as etapas da alergia e as células envolvidas utilizando massinha de modelar. Ao final da dinâmica, um representante de cada grupo ficou responsável em explicar aos colegas da sala sobre as etapas do desenvolvimento dessa doença.





E para fixarem ainda mais o conteúdo, cada aluno levou para casa um texto sobre a aula abordada junto a um caça-palavras relacionado ao tema.


E aí, gostaram?

Saibam mais sobre o projeto clicando aqui.


Um beijo,
Marcella Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário