Teste de Sensibilidade aos Antimicrobianos - Tira o Jaleco

Breaking

12/12/2016

Teste de Sensibilidade aos Antimicrobianos

O Antibiograma, também conhecido como Teste de Sensibilidade aos Antimicrobianos, é uma prova utilizada com a finalidade de se escolher um agente terapêutico para o tratamento de uma infecção bacteriana. Para isso é utilizado, principalmente, o meio de cultura Mueller Hinton através dos métodos de difusão em disco. Este meio é empregado por oferecer condições de crescimento para as principais bactérias. Após a encubação do meio de cultura com os respectivos discos de antibióticos, a leitura é realizada através da zona do diâmetro formada no ágar, a qual é comparada com os valores determinados pela CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute), e classificada em sensível, intermediária ou resistente. Neste post, os valores determinados pela CLSI utilizados foram referentes às normas de 2012, contudo em 2015 as mesmas foram atualizadas.


Na imagem acima temos um exemplo de antibiograma realizado a partir de uma urocultura (colônia de Klebsiella pneumoniae - meio de cultura Mac Conkey).

Para realizar este antibiograma, foi preparado um inóculo com a colônia de Klebsiella pneumoniae da urocultura utilizando a escala 0,5 de McFarland. Em seguida, com o auxílio de um swab de algodão, a colônia diluída em solução fisiológica foi passada na placa de Mueller Hinton em três sentidos diferentes, certificando-se que todos os espaços da placa foram preenchidos.

Foram utilizados os seguintes antibióticos: Nitrofurantoina 30μg (NIT), Ticarcilina/Ácido Clavulânico 85μg (TAC), Norfloxacina 10μg (NOR), Cefalotina 30μg (CFL), Cefepime 30μg (CPM), Levofloxacina 5μg (LEV), Ceftriaxona 30μg (CRO), Meropenem 10μg (MER), Tobramicina 10μg (TOB), Gentamicina 10μg (GEN) e Sulfazotrim 25μg (SUT).

Cada disco foi adicionado ao meio de cultura de forma padronizada, com uma distância adequada entre eles. As placas foram incubadas a 37ºC por 24 horas.

Após 24 horas, foram realizadas as leituras dos halos formados no antibiograma com o auxílio de uma régua milimitrada:
- NIT: 16 mm (intermediário);
- TAC: 16 mm (intermediário);
- NOR: 22 mm (sensível);
- CFL: 0 mm (resistente);
- CPM: 21 mm (sensível);
- LEV: 21 mm (sensível);
- CRO: 22 mm (intermediário);
- MER: 33 mm (sensível);
- TOB: 12 mm (resistente);
- GEN: 16 mm (sensível);
- SUT: 0 mm (resistente).

Pode ser observado que maioria dos antibióticos utilizados mostrou que a bactéria foi sensível aos mesmos, contudo também tiveram antibióticos aos quais as bactérias foram intermediárias e resistentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário