O Hemograma - Tira o Jaleco

Breaking

21/08/2016

O Hemograma


O hemograma é o exame laboratorial mais solicitado pelos médicos por tratar-se de uma forma básica de avaliação do paciente (exame de rotina), além de ser um método de diagnóstico e monitoramento de doenças. De grande importância no setor de hematologia, o hemograma tem como objetivo estudar, qualitativa e quantitativamente, as células sanguíneas.

Este exame é constituído pelo eritrograma, dosagem de hemoglobina, determinação do hematócrito, índices hematimétricos, leucograma e plaquetograma.

Eritrograma
- Estudo das células vermelhas (hemácias/eritrócitos).
Pelo eritrograma é possível observar alterações patológicas, como as eritrocitoses e anemias, através da análise da morfologia das hemácias (em microscópio óptico) após a confecção de lâminas de esfregaço sanguíneo coradas com eosina azul de metileno e etanol (corante Leishman). Em análise manual, também é realizada a contagem de hemácias na câmara de Neubauer, no qual o sangue  é previamente diluido com o reativo de Hayem.

Dosagem de Hemoglobina
- Principal aplicação clínica: diagnóstico de anemias.
- Dosagem manual: fundamenta-se no método da cianometemoglobina, no qual utiliza-se o reativo de Drabkin, e a leitura e determinação da concentração da hemoglobina é feita em espectrofotômetro.

Determinação do Hematócrito
O hematócrito determina a porcentagem de hemácias presentes em uma amostra de sangue. É muito utilizado para identificação de policitemia, desidratação e anemia, por exemplo.

Índices Hematimétricos
Trata-se do cálculo a partir da concentração de Hemoglobina (Hb), porcentagem do hematócrito e números de glóbulos vermelhos, para a determinação do volume e concentração da hemoglobina dos eritrócitos.

Leucograma
Corresponde à contagem global e específica dos leucócitos, representados pela leucometria e pelo estudo quantitativo e qualitativo dos glóbulos brancos. Utilizado para identificar infecções leucemias. Estas últimas são diagnosticadas através da análise dos leucócitos (neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos) em microscópio óptico após a confecção de lâminas de esfregaço sanguíneo coradas com eosina azul de metileno e etanol (corante Leishman). Em análise manual também é realizada a contagem de leucócitos em câmara de Neubauer, no qual o sangue é diluindo previamente com o reativo de Turk.

Plaquetograma
- Estudo das plaquetas. 
Principais aplicações clínicas: diagnóstico de hemorragias, transfusão sanguínea, púrpura hemorrágica e anemia aplástica idiopática.
- Análise manual: contagem de plaquetas em câmara de Neubauer, diluindo o sangue com oxalato de amônio 1%. 


EXEMPLO:


REFERÊNCIAS
- Manual Prático de Hematologia - Vanessa Lordêlo P. Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário