Vídeo: Mais uma razão para termos uma boa noite de sono - Tira o Jaleco

Breaking

04/06/2016

Vídeo: Mais uma razão para termos uma boa noite de sono



Olá, pessoal!! Tudo bom?
Todo sábado irei compartilhar com vocês vídeos interessantes da área científica com o objetivo de ampliarmos os nossos conhecimentos!!

Hoje trouxe para vocês um vídeo do TED Talks onde o neurocientista Jeff Iliff fala da importância do sono para o nosso cérebro.

O cérebro, apesar de constituir apenas 2% da massa corporal, consome 1/4 do suprimento de energia do nosso corpo. E devido à sua constante atividade, ele necessita de muitos nutrientes e oxigênio.

Mas vocês já notaram que não há vasos linfáticos no nosso cérebro? Então como os resíduos produzidos pelas células são eliminados? Bem, estes resíduos acumulados no interior do cérebro movem-se até o Líquor (LCR) através de uma "rede de encanamento especializada" para então serem eliminados.

Através de pesquisas, notou-se que as células cerebrais se encolhem durante o sono, permitindo a passagem do fluído cerebral entre elas (devido ao aumento do espaço) para a realização da limpeza dos resíduos. O cérebro acordado, por sua vez, por estar ocupado, deixa para fazer essa limpeza mais tarde (apenas durante o sono esse processo é ativado).

Foi descoberto também que um desses resíduos trata-se da Beta-Amiloide, proteína que encontra-se em níveis elevados em pacientes com Alzheimer. Isso levou à conclusão que a piora da qualidade do sono e a diminuição das horas dormidas podem contribuir para o desenvolvimento de doenças neurológicas, assim como o Alzheimer.

E essa é mais uma razão para termos uma boa noite de sono! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário