Células do Sistema Imune - Tira o Jaleco

Breaking

24/06/2016

Células do Sistema Imune


FAGÓCITOS

A principal função dos fagócitos é identificar, ingerir e destruir os micro-organismos.

- Neutrófilos

Os neutrófilos são também conhecidos como leucócitos polimorfonulceares. Estes leucócitos de vida curta são os mais abundantes na circulação e estão presentes nas fases iniciais da resposta imune.

Estas células possuem três tipos de grânulos citoplasmáticos: grânulos primários (azurófilos), grânulos secundários (específicos) e grânulos terciários, os quais desempenham atividades intracelulares microbicidas.



- Fagócitos Mononucleares

Os fagócitos mononucleares, conhecidos como monócitos (no sangue) e macrófagos (nos tecidos), possuem como principal função a fagocitose, e atuam tanto na imunidade inata quanto na adquirida.

Os macrófagos protegem o hospedeiro contra a invasão de micro-organismos. Dentre os mecanismos de morte, após a fagocitose, podem ser citadas a geração enzimática de espécies reativas de oxigênio (ROS), óxido nítrico (NO), além da digestão proteolítica.

Além da fagocitose, os macrófagos também ingerem células mortas, atuando na limpeza do organismo após lesão tecidual, e promovem o reparo desse dano.

Outra função importante desempenhada por esses fagócitos é a apresentação de antígenos e ativação de células T, mediando a resposta imune adaptativa.

Tanto os macrófagos quanto os neutrófilos, após serem ativados, secretam citocinas e quimiocinas que estimulam a inflamação e recrutam mais leucócitos para o sítio inflamatório com a finalidade de ampliar a resposta imune contra os micro-organismos invasores.



- Mastócitos

Os mastócitos são granulócitos encontrados na pele e epitélio de mucosas. Quando ativados através do reconhecimento de patógenos, liberam grânulos de histamina e outros mediadores que atuam principalmente nas fases iniciais da inflamação. A histamina é responsável pelo aumento da permeabilidade vascular e vasodilatação, evento que antecede a transmigração neutrófilos.

Além disso, são importantes células na defesa contra helmintos e estão presentes nas alergias.

- Basófilos

Os basófilos possuem semelhanças estruturais e funcionais em relação aos mastócitos, inclusive na síntese de diversos mediadores da inflamação.


  
- Eosinófilos

Os eosinófilos possuem grânulos citoplasmáticos os quais são tóxicos aos parasitas por causar danos às suas paredes celulares. Estas células estão presentes, principalmente, em tecido epitelial de mucosa (como no trato gastrointestinal, respiratório e genitourinário).



CÉLULAS APRESENTADORAS DE ANTÍGENOS

- Células Dendríticas

As células dendríticas são células apresentadoras de antígenos mais especializadas, e atuam na ativação das células T. Por isso, possuem um papel importante por fazerem a ligação da imunidade inata à imunidade adaptativa.



LINFÓCITOS

Os linfócitos são células que medeiam a imunidade adquirida. Quando ativados por uma célula apresentadora de antígeno, sofrem expansão clonal e tornam-se células efetivas, atuando contra o micro-organismo.

Estas células expressam receptores de antígenos os quais reconhecem peptídios lineares ligados a moléculas de MHC (presentes nas células apresentadoras de antígeno).

Existem duas populações de linfócitos: os linfócitos T e os linfócitos B.

Os linfócitos T ainda são subdivididos em linfócitos T auxiliares, que atuam na ativação de macrófagos, inflamação e ativação de demais linfócitos T e B, e linfócitos T citotóxicos, responsáveis pela destruição de células infectadas.

Os linfócitos B possuem como funções efetoras a neutralização de micro-organismos, fagocitose e ativação do complemento. Além disso, ainda são capazes de se diferenciarem em plasmócitos secretores de anticorpos. 




Bibliografia recomendada:
Abbas, A. K., Lichtman, A. H., & Pillai, S. Imunologia celular e molecular. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2012.






Nenhum comentário:

Postar um comentário